26/08/2020 - Profissionais da Hemorrede participam de cursos certificados pelo Albert Einstein



Aulas são promovidas pela plataforma Onco Ensino e têm apoio do Ministério da Saúde

Fruto de uma parceria firmada pela Hemorrede Pública de Goiás com a plataforma educacional Onco Ensino, ligada à Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), profissionais de saúde que atuam nas unidades da Hemorrede de todo o Estado têm acesso a cursos gratuitos disponibilizados por meio de educação a distância e com certificação emitida pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Eistein. Ao todo, 147 profissionais da Hemorrede de Goiás participaram das três turmas oferecidas até agora, em 2020. Atualmente, 32 cursos são disponibilizados pela plataforma para aqueles que atuam nas unidades parceiras que fazem parte Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa do Hemocentro de Goiás, Cáritas Marquez Franco, os conteúdos desses cursos são voltados para área de oncologia e contemplam profissionais de medicina, enfermagem, biomedicina e multiprofissional. "Os temas são relacionados à promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos dos pacientes. Aqui no Hemocentro, os conhecimentos adquiridos nesses cursos possibilitam o aperfeiçoamento dos profissionais, refletindo positivamente na assistência, e fazem parte das estratégias de educação permanente conduzidas pela instituição", comenta.

Os cursos têm o apoio do Programa Nacional à Atenção Oncológica do Ministério da Saúde e são realizados de forma online e à distância, podendo contar com tutoria de especialistas ligados à temática. Cada curso tem duração média de 60 dias e os profissionais matriculados precisam dedicar pelo menos duas horas por semana ao projeto. Para receber a certificação do curso, é preciso que os profissionais alcancem, no mínimo, 70% da nota máxima das atividades propostas.

Para quem participa das aulas, é sempre um grande aprendizado. Segundo Rose Mary Araújo, enfermeira coordenadora do Escritório da Qualidade, que participou do curso Enfermagem em Oncologia, "essa é uma experiência inovadora de aprendizagem que possibilita ao profissional uma atualização rotineira dos protocolos, o que é extremamente importante para quem trabalha com saúde. Tudo isso fica ainda mais evidenciado quando podemos fazer um curso de qualidade e gratuito como esse", diz.

A diretora técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, afirma que essa é uma forma de capacitar continuamente os profissionais e, assim, promover um atendimento de excelência em todas as unidades do Hemocentro. "Com essa parceria com a Onco Ensino, conseguimos um resultado muito interessante. É uma iniciativa que agrega valor ao plano de treinamento da Hemorrede, uma vez que aborda situações específicas com relação ao paciente, especialmente aqueles com comorbidades oncológicas. A qualidade do conteúdo abordado em cada curso proporciona conhecimentos específicos que otimizam os atendimentos no dia a dia da unidade de saúde, dando mais segurança e agilidade a todo o processo", conta Ana Cristina.

A parceria entre a Hemorrede Pública de Goiás e a Onco Ensino perdura desde 2016 e já ofereceu certificação a quase 500 profissionais de saúde que atuam na instituição. A distribuição das vagas, que são exclusivas para os profissionais da ativa, fica a critério das diretorias do Hemocentro, que avaliam os temas de acordo com a atuação de cada profissional na instituição.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS