02/10/2020 - Idtech é OS mais transparente, aponta TCE-GO



Levantamento avaliou sites de organizações que administram unidades da Secretaria de Estado da Saúde

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) é a organização social (OS) mais transparente entre as que têm contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), segundo levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). Responsável pela administração do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG e pela Hemorrede Pública do Estado de Goiás, o Idtech teve 74,7% no índice de transparência, 4,6 pontos percentuais a mais do que a segunda colocada. Quando se avalia as unidades de saúde, o HGG é também a mais bem pontuada, com 79,9% de transparência. A Hemorrede, cujo contrato de gestão é o mais recente, com pouco mais de dois anos, registrou o índice de 69,5%.

O ranking é resultado do primeiro ciclo de avaliação realizada pelo TCE, de caráter pedagógico e sem penalidade. Foram avaliadas 19 unidades hospitalares, administradas por dez organizações sociais. Segundo o tribunal, foram avaliados os sites da SES e das organizações sociais entre os dias 21 de maio e 2 de julho deste ano. Foram destaques no levantamento realizado nos sites do Idtech, os itens “Financeiro”, “Perguntas e respostas frequentes da sociedade” e “Redirecionamento de páginas cujos dados sejam disponibilizados em outro portal governamental”, todos com índice de 100% de transparência. O TCE aponta ainda que acessos recentes “podem apresentar melhorias que interfiram no resultado numa próxima avaliação.” É o caso da acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência da Hemorrede, que, assim como o do HGG e do Idtech, desde agosto conta com VLibras, um sistema de tradução de todo o material para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para a equipe do Idtech e das duas unidades administradas por ele, a avaliação do TCE é um reconhecimento pelo trabalho realizado e um incentivo para manter a aposta na transparência, uma das marcas do instituto. “Ficamos muito contentes com esta classificação e sentimos orgulho de sermos considerados como uma organização social transparente, pois sempre atualizamos os nossos documentos e os publicamos rotineiramente todos os dados em nossos sites. Essa classificação é um reflexo do trabalho de toda nossa equipe e estamos no caminho para melhorar a formatação dos nossos documentos e replicar no site da SES para conseguirmos alcançar os 100% da pontuação na próxima avaliação da transparência”, diz o assessor administrativo e responsável pela transparência dos sites do Idtech, Henrique Torres.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS