19/11/2020 - Hemorrede realiza visitas técnicas para avaliar gestão documental nas unidades do interior



Hemorrede realiza visitas técnicas para avaliar gestão documental nas unidades do interior

Entre os dias 8 e 28 de outubro, a diretoria da Hemorrede Pública de Goiás, juntamente com representantes de diversos setores do Hemocentro Coordenador, realizou visitas técnico-administrativas em todas as suas unidades do interior do Estado, com o objetivo de avaliar a padronização dos processos em cada área de atuação.

Entre as ações desempenhadas, foram observadas as condições físicas, manutenção e limpeza, realização do inventário patrimonial, instalação de internet wi-fi nos tablets de pesquisa de satisfação para melhor conexão e atendimento, orientações nutricionais sobre o lanche do doador, auditorias nas áreas técnicas e orientação dos profissionais sobre a importância da padronização da gestão documental.

Atenta à necessidade de reestruturação dos setores de documentação da Hemorrede, a diretoria já estabeleceu um plano de ação para acompanhamento das atividades de gestão documental de cada unidade. "Durante esta primeira visita, prestamos orientações relativas ao arquivamento e encaminhamentos para guarda externa, e manteremos esse diálogo por meio de ferramentas digitais até que todas as unidades estejam com todos os setores adequados e padronizados", ressalta a diretora-administrativa da Hemorrede, Núbia Borges.

Adriane Duarte, responsável pelo núcleo de expediente e documentação, observou que muitas unidades precisam reavaliar suas disposições de acervo. "Podemos perceber que os problemas observados, durante a visita técnica, acontecem por desconhecimento técnico dos colaboradores que lidam diariamente com os documentos", afirma. Segundo ela, é necessário que sejam utilizados critérios para organização de caixas e armários, com materiais corretos para armazenagem.

Segundo Adriane, o acervo acumulado de todas as unidades resultou no recolhimento de 253 caixas para guarda externa, em sua maioria contendo documentos referentes a pacientes e doadores.

Núbia ressalta ainda que esse foi o primeiro ciclo do novo formato de visitas técnico-administrativas da Hemorrede, que serão realizadas de forma bimestral, a fim de garantir a padronização e excelência dos processos. "Avaliamos um crescimento muito importante de nossas unidades, tanto no campo administrativo quanto técnico", conclui.





Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS