16/12/2020 - Residentes da Coremu do HGG apresentam pesquisas na 4ª Jornada Científica da SES



Unidade de saúde teve seis projetos aprovados durante o evento

Durante a 4ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG apresentou seis pesquisas científicas desenvolvidas durante a pandemia por residentes multiprofissionais da unidade de saúde.

Segundo a coordenadora do Coremu, Telma Noleto, todos os trabalhos desenvolvidos no HGG tiveram a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa – HGG e abordaram diferenciadas temáticas relacionadas à pandemia da covid-19. "Todos os trabalhos apresentados no evento foram pontuados, inclusive, a residente de nutrição Erika Menezes atingiu nota máxima em sua pesquisa", ressalta. As apresentações orais dos projetos de pesquisas foram avaliados como excelentes pela coordenadora e demais tutores do HGG.

Em sua pesquisa, Erika avaliou o protocolo de terapia nutricional do paciente crítico com covid-19. Ela conta que a escolha do tema para a pesquisa foi devido à relevância e ao impacto que a covid-19 trouxe para o cenário de saúde mundial. "O paciente com essa doença pode evoluir para um estado crítico com necessidade de internação em UTI e o suporte da equipe multiprofissional, incluindo a nutricionista, é essencial para manter o estado nutricional do paciente e auxiliar no plano terapêutico", esclarece. A residente acredita que, por se tratar de uma doença nova, um protocolo de padronização de atendimento, baseado nas recomendações de terapia nutricional para pacientes críticos e com síndrome do desconforto respiratório, é necessário para facilitar e agilizar o atendimento de profissionais nutricionistas.

Erika destaca que eventos como esse, promovido pela SES, são enriquecedores e de grande relevância para o conhecimento e atualização de profissionais de saúde, em um contexto multidisciplinar.


Segue a lista dos projetos de pesquisa apresentados:








ARQUIVOS ASSOCIADOS:







© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS