30/12/2020 - HGG passa a utilizar ferramenta GLPI



Sistema de gerenciamento de tecnologia da informação trará praticidade no atendimento de usuários de TI do hospital

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG começa a utilizar, a partir de segunda-feira, 4 de janeiro, um novo sistema de gerenciamento de tecnologia da informação, service desk (suporte técnico) e inventário de informações técnicas, que atuará também com as demandas da ONA, como identificar quais equipamentos apresentam mais problemas, a vida útil, e até mesmo a classificação da prioridade dos atendimentos a serem realizados. Chamado de GLPI, o sistema já é utilizado na sede administrativa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização responsável pela administração do hospital.

Os chamados para serviços de TI serão abertos pelos gestores, que terão treinamento por vídeo de como utilizar a ferramenta. O GLPI é um sistema de gerenciamento de chamados para prestar atendimento aos usuários (ordens de serviço), além de inventariar o parque computacional, cadastrando todas as máquinas, monitores e softwares. A ferramenta possui um banco de dados que armazena os chamados e ordem de serviço das máquinas.

Além do gerenciamento das demandas, o GPLI disponibiliza diversas ferramentas que subsidiam a gestão do setor de tecnologia nas tomadas de decisão. O sistema permite a extração de relatórios estatísticos, exibe a produção graficamente e em tempo real através de Dashboard, gerencia a priorização e o tempo dos atendimentos de acordo com as estratégias definidas, além de uma série de funcionalidades de agregam inteligência e automatizam tarefas.

“A ferramenta será de extrema importância para o atendimento de demandas relacionadas à ONA, tais como a quantificação dos chamados por máquinas, usuários, além das avaliações de cada atendimento. Outro ponto importante é que através do GLPI poderemos estipular chamados recorrentes, atendendo e documentando assim a necessidade das manutenções preventivas”, relata o coordenador de Tecnologia do HGG, Guilherme Barbosa.

Outras funcionalidades
Como o GLPI é um software que faz o inventário dos computadores, posteriormente ele será utilizado para gerenciar o estoque de suprimentos, equipamentos e móveis. Caso os colaboradores necessitem de algum desses materiais, o usuário deverá abrir uma ordem de serviço para a Gerência de Material e Patrimônio.

A utilização do GLPI também prepara os colaboradores para o ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação, alinhando tecnologia com as necessidades dos negócios. O ITIL permite que a organização estabeleça uma base a partir da qual possa planejar, implementar e medir. Ele é usado para demonstrar conformidade e mensurar melhorias.




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