25/01/2021 - Ronaldo Caiado faz visita às obras do novo Hemocentro



Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, governador conheceu nova estrutura da unidade

O Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz, em Goiânia, recebeu, nesta sexta-feira, 22 de janeiro, a visita do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino. O objetivo foi verificar o andamento da obra de reforma e ampliação da unidade de saúde que passa por um aumento de 65% da área construída. Eles percorreram todo o prédio do Hemocentro, acompanhados da diretora-geral, Denyse Goulart, e demais assessorias.

O investimento na obra é de aproximadamente R$ 7,6 milhões, repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização responsável pela gestão do Hemocentro, além de outros recursos para mobiliário e equipamentos. A obra já está cerca de 80% concluída e a previsão é que ela seja finalizada e entregue à população goiana em aproximadamente 30 dias, caso não ocorra nenhum imprevisto.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou que o prédio anterior do Hemocentro não tinha condições físicas para atender as necessidades do Estado. "Primeiro que nós estamos atendendo uma demanda que já existia há muito tempo. Me lembro bem de quando estive aqui a primeira vez com o secretário de Saúde, o ambiente era difícil de circular, teto baixo, espaço mínimo, as pessoas não tinham condições de trabalhar. Acredito que em cerca de 30 dias vamos inaugurar esse prédio, mas você já vê que há mudança substantiva".

Ronaldo Caiado ainda enfatiza que a importância de o Hemocentro passar por essa reforma e garantir à população goiana, sejam aqueles que fazem tratamento, ou para fazer a doação de sangue, um atendimento digno, além de implementar o ensino, pesquisa e certificações na unidade de saúde. "O ponto de desafio é, não só amanhã receber todos esses prêmios de qualificação, acreditação diante do projeto com toda a estrutura de aparelhagem, como também a parte clínica aqui dentro, ter as pessoas especializadas no nosso Hemocentro de Goiás e ao mesmo tempo ser uma escola de alunos em todas as áreas para que possam atender também o interior do estado de Goiás", complementa o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, um dos pilares da gestão em saúde do governo Ronaldo Caiado é a regionalização. "Com a regionalização nós ampliamos vários hospitais do interior de forma que hoje temos unidades de terapia intensiva nas macrorregiões. Isso faz com que aumente da demanda do consumo de sangue e derivados sanguíneos e tudo mais", afirma.

Ismael também complementa que a reforma e ampliação do Hemocentro Coordenador é fundamental para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado para a população. "Queremos dar um salto de qualidade naquilo que é feito aqui também, como também organizando toda a Hemorrede. São 8 unidades e estamos reformando todas elas. Essa obra do Hemocentro sem dúvida vai impactar positivamente a vida de 7 milhões e 200 mil goianos. Nossa meta aqui é acolher a necessidade de todos os goianos, do ponto de vista técnico e assistencial, formar profissionais com educação continuada, residência médica para o estado de Goiás e servir de modelo para o Brasil", finaliza.

Sobre a obra

Inaugurado há 32 anos, o prédio do Hemocentro, com a ampliação, terá sua área construída aumentada em 65% para atender à demanda atual dos serviços de coleta e transfusão, além de atendimento ambulatorial no tratamento de mais de dez doenças ligadas ao sangue e fornecimento de medicamento para pacientes. A área construída de 1.995 metros quadrados do antigo prédio passará para cerca de 3.200 metros quadrados, com a criação de um novo pavimento e estruturas próprias para a farmácia, almoxarifado, sala de descompressão e conversa, casa de geradores e sala de painéis elétricos, além de uma ala exclusiva para ensino e pesquisa, dotada de salas de aula e um moderno auditório.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS