17/02/2021 - Colaboradores do HGG passam por treinamento para uso do sistema de detecção de fumaça da unidade



Capacitação foi iniciada nessa segunda-feira, 15, pelo Sesmt e acontecerá até a última semana de fevereiro

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, por meio do Serviço Especializado de Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt), iniciou na última segunda-feira, 15 de fevereiro, um treinamento periódico do sistema de detecção de fumaça da unidade. Para garantir a segurança de todos, a capacitação é realizada em grupos de até 10 pessoas e vai até o final de fevereiro. Segundo o gerente do Sesmt, Woldonei Marques Júnior, a ação tem como objetivo atualizar a equipe sobre o funcionamento do sistema e o plano de contingência que o envolve.

O técnico de segurança do trabalho do HGG, Nélio Bernardo, explica que o sistema de detecção de fumaça foi instalado em julho de 2019 e desde então o treinamento é realizado periodicamente com os profissionais do serviço de recepção, vigilância e brigadistas. "Quando o sistema é acionado, a recepcionista é que vai identificar isso. Nesse momento ela solicita apoio de um vigilante, que vai até o local confirmar a ocorrência de fogo ou não, enquanto isso a sirene será acionada e os brigadistas, cientes que existe uma suspeita de ocorrência, vão confirmar se ela existe ou não, e após confirmação, iniciar um processo de cumprimento de protocolos, como evacuação e combate ao incêndio", esclarece.

Jefferson Bastos é assistente administrativo na ala de clínica cirúrgica do hospital, no 4º andar, passou pela capacitação pela primeira vez. Para ele, esse é tipo de ação é muito importante para preparar os colaboradores para uma situação de incêndio na unidade. "É muito bom que todos saibam como agir em uma situação dessas, principalmente por ser um ambiente muito grande, com muitas pessoas. Ter protocolos definidos de como reagir é fundamental para garantir a segurança de todos, e eu como parte da brigada, treinado, sei da minha responsabilidade para colaborar nesse processo", diz.







Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS