01/03/2021 - HGG obtém recursos para realização de CPRE



Com valor repassado por meio de emenda parlamentar, hospital realizou 45 procedimentos para detectar problemas no sistema digestivo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) destinou ao Hospital Alberto Rassi – HGG R$ 30.164,50 para a realização de colangiopancreatografias retrógradas endoscópicas (CPRE), que atenderam 31 pacientes com doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas e o canal pancreático principal (ducto de Wirsung). Com o recurso, foram adquiridos 45 balões de CPRE, utilizados no exame.

O HGG é o único hospital do Estado a oferecer o procedimento na rede publica de saúde. As CPREs foram realizadas com recursos oriundos de uma emenda parlamentar proposta pelo deputado estadual Eduardo Prado e os pacientes beneficiados são de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Itaberaí, Itumbiara, Anápolis, Turvânia, Catalão, Ipameri, Goianápolis, Valparaíso, Silvânia, Itapuranga, Santa Helena, Águas Lindas, Acreúna, Mundo Novo, Caldas Novas, Corumbaíba e Abadia de Goiás.

Considerado um procedimento de excelência em serviços de saúde com Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo, bem como Gastroenterologia, ele detecta doenças como cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares.

A realização do procedimento no HGG, além da necessidade do tratamento dos pacientes, visa a formação de profissionais da área, escassos em Goiás, por meio do programa de pós-gradução em modalidade de residência médica na especialidade de Gastroenterologia em Endoscopia Digestiva.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS