22/03/2021 - Lideranças do HGG participam de cursos de capacitação



Treinamento se baseou no conceito da metodologia Lean Six Sigma

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou no dia 12 de março o treinamento Capacitação de Uso de Caixa de Ferramentas da Qualidade, dentro do projeto Treinamento de Lideranças. A palestra foi ministrada pelo facilitador dos programas de formação de lideranças da Fundação Estudar, Marcus Belchior. Direcionado a diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, líderes terceiros e colaboradores que atuam como apoio na gestão de qualidade, o treinamento foi baseado em conceitos iniciais da metodologia Lean Six Sigma, que tem como objetivo melhorar os resultados de uma determinada empresa dando mais eficiência.

Segundo Marcus, foi possível entender de onde veio a metodologia e o conceito de valor agregado ao paciente/cliente. “A experiência em poder facilitar o conteúdo no hospital foi muito boa, foi o primeiro contato com a instituição e fui muito bem recebido. (O hospital) conta com uma estrutura muito boa e com uma equipe engajada e com vontade de aprender, que fizeram ótimas perguntas para a construção do conhecimento. Espero retornar em breve para aprender e contribuir ainda mais”, disse Marcus, ao fazer uma avaliação da receptividade que teve no HGG.

O que é o Lean Six Sigma
O Sistema Lean Six Sigma é a junção de duas filosofias do mundo dos negócios. O Six Sigma, utilizado inicialmente pela Motorola no anos de 1980, é uma técnica para reduzir a variabilidade dos processos de sua empresa, fazendo com que clientes obtenham o que eles querem, quando eles querem e em perfeitas condições na primeira vez. A forma de se conseguir isso é trabalhar o Lean Six como uma ferramenta na qual é possível treinar os colaboradores para reduzir variação. Já a Lean é uma técnica que tem como objetivo reduzir e eliminar os desperdícios na produção de uma empresa de forma contínua, com a implementação de ferramentas de qualidade, eliminado processos e atividades que não trazem benefícios nem valor agregado para o cliente. É também conhecido como Sistema Toyota de Produção, por ter se iniciado na montadora japonesa.




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