04/05/2021 - Colaboradores do Idtech têm palestras sobre estresse, segurança do trabalho e ergometria na semana da Sipat



Atividades envolveram colaboradores da Central de Serviços Compartilhados, Teleconsulta, Central Humanizada de Orientações sobre o Covid-19 e Ciams Novo Horizonte

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) realizou, entre os dias 27 e 30 de abril, a 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que envolveu colaboradores da Central de Serviços Compartilhados, do Teleconsulta da Prefeitura de Goiânia, da Central Humanizada de Orientações sobre o Covid-19 e do Centro Integrado de Atenção Médico-Sanitária (Ciams) Novo Horizonte. A programação contou com palestras sobre enfrentamento de estresse durante a pandemia, a correta utilização de equipamentos ergonômicos e riscos de acidentes de trabalho.

A primeira palestra, no dia 27, foi ministrada pela assistente de Recursos Humanos do Idtech Carla Thaís Moreira dos Santos aos colaboradores do Ciams Novo Horizonte. Divididos em dois grupos devido à necessidade de distanciamento social, os colaboradores fizeram um teste para verificar o índice de estresse e ouviram dicas para evitarem situações do tipo. A atendente Maria Helena Silva Cassiano participou da palestra, diz que gostou muito e que descobriu que precisa ficar atenta ao estresse. “Achei bem legal. Fiquei até encabulada, porque o teste que eu fiz deu estresse alto. Vou procurar um profissional. Eu assustei com o resultado. Até no meu meio familiar, tem certas coisas dentro de casa que dá para trabalhar, saber por que as pessoas estão agindo com estresse.”

No dia seguinte, a fisioterapeuta Fernanda Prestes, do Hemocentro Coordenador Nion Albernaz, falou sobre “A correta Utilização de Equipamentos Ergonômicos” para colaboradores do Teleconsulta, da Central Humanizada e da Central de Serviços Compartilhados. Um dos responsáveis pela programação, o membro da Cipa escolhido pelos colaboradores Erisvan Nascimento falou sobre a importância do evento. “É importante para nós, entendendo que tem um trabalho que fica em uma mesma posição, ter que fazer uso de alguns equipamentos que são essenciais para que a gente não tenha danos futuros. Então, esse momento da Sipat é para que a gente tenha o entendimento de como utilizar aparelhos diários, que a gente faz uso rotineiro, para evitar acidentes quanto a danos por conta do dia a dia do trabalho. É uma coisa importante demais e que temos o apoio da empresa, que está trazendo essa oportunidade de ter profissionais da área para nos orientar. Estamos tendo um aproveitamento muito bom e vamos prosseguir, sempre apoiando e fazendo essa ponte entre os colaboradores e os gestores.”

Na quinta-feira, 29, Carla Thaís palestrou para os colaboradores da Central de Serviços Compartilhados, Teleconsulta e Central Humanizada sobre o mesmo tema citado no Ciams. Já na sexta-feira, o técnico em Segurança do Trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do HGG, Ronaldo dos Santos, falou sobre riscos de acidentes. “Treinamento para Call Center é interessante porque muitas vezes o colega está trabalhando e ele não tem noção do risco que está correndo porque é um lugar organizado, que está bem ameno em relação a outros lugares, mas a gente orienta sobre o número dos bombeiros, como usar o extintor, como se comportar na hora do evento. Isso é muito importante, ele saber como evacuar o recinto.” A avaliação dele foi positiva. “Foi ótimo. Todo mundo interessado, prestou atenção, foi sincero quando falou que não sabia o telefone do bombeiro. Achei legal isso.”

O assistente de suprimentos da Central de Serviços Compartilhados Maike Wilton da Silva Borges elogiou os temas abordados. “Foi uma semana maravilhosa, produtiva, que trouxe grandes melhorias para o meio laboral. Acredito na prevenção de doenças e na questão de manter o bom convívio, de evitar estresse, para essa boa desenvoltura da equipe.”




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS