10/05/2021 - Apresentação instrumental de Danilo Verano leva ânimo e distração ao HGG



Paciente e acompanhante dizem que Sarau ajuda a amenizar apreensão comum em ambientes hospitalares

Morador de Trindade, Marco Antônio Carneiro chegou ao HGG no dia 29 de abril, com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Uma semana depois, já tendo recuperado os movimentos, ele ouvia a apresentação do violinista Danilo Verano, do projeto Sarau do HGG, na porta do quarto em que estava internado no hospital, na última quinta-feira, 6 de maio.

A reação foi de elogios à iniciativa do hospital, que devido á pandemia, está sendo realizada de forma virtual, com a apresentação sendo disponibilizada no sistema de áudio da unidade nos aparelhos de TV do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e nos smartphones de pacientes e acompanhantes. “É maravilhoso. Algo diferente,que anima. A gente chega aqui tão deprimido, com o emocional muito abalado. Dá vontade só de chorar. Aí, a gente ouve uma música dessas aqui aí anima o espírito. Muito bom, maravilhoso, uma boa iniciativa.”

Também de Trindade, Esmeralda Alves da Cunha, estava acompanhando a sogra, que estava internada. Ao ouvir a música, também saiu à porta do quarto, procurando saber de onde vinha o som. “Acho muito bom porque as pessoas estão aqui doentes, esperando qualquer resposta e as músicas já distraem um pouco, né? Já tira um pouco do baixo astral”, diz Esmeralda, que relata nunca ter visto uma ação dessas em uma unidade de saúde. “Eu já vi apresentações dessas em uns prédios, um rapaz fazendo isso na porta, mas em um hospital não. Acho que é muito bom. Que continue sempre assim”, incentiva a acompanhante.

Criado há 8 anos, o Sarau do HGG, cujo slogan é “Nada é imune à música, nem mesmo a dor”, foi o primeiro projeto de humanização do hospital e já contou com a apresentação de mais de 1.600 artistas. Durante a pandemia de Covid-19, as apresentações presenciais foram substituídas por shows virtuais gravados especialmente para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital, que podem acompanhar e levarem consigo as apresentações.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS