18/05/2021 - Equipe de enfermagem do HGG recebe cartinhas de estudantes



Ação fez parte das comemorações da Semana de Enfermagem

Em 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e durante toda a última semana o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou palestras e homenagens a estes profissionais que atuam na unidade de saúde. Para celebrar a data, estudantes do ensino infantil e fundamental do Colégio Agostiniano de Nossa Senhora de Fátima se uniram para homenagear esses profissionais que têm feito toda a diferença na pandemia. Eles escreveram cartinhas com mensagens carinhosas que foram entregues para a equipe. Os profissionais também receberam um chocolate durante a ação.

A enfermeira e gerente do setor de Transplante e Hemodiálise, Lorena Flores, ressalta que receber as cartas das crianças foi emocionante. "Foi gratificante receber essas cartinhas, é isso que nos motiva, nos traz a vontade de continuar fazendo um trabalho com um diferencial, pois o HGG preza isso. Aqui é um lugar que nos dá a liberdade de fazer um atendimento humanizado", afirma.

A também enfermeira e gerente da Central de Materiais Esterilizados (CME) Juliana Carvalho Duarte, se emocionou com o gesto dos alunos. "Vi uma das cartinhas, fiquei muito tocada, emocionada. A gente fica muito feliz que mesmo as crianças que não têm esse convívio, já têm uma noção da importância do nosso trabalho. Espero que esse sentimento de cooperação e gratidão continue perseverando e, quem sabe, despertar o amor pela profissão", enfatiza a gerente.

A coordenadora de pastoral no Colégio Agostiniano de Nossa Senhora de Fátima, Alexandra de Marchi, conta que a pastoral é responsável pela evangelização e que isso causa uma transformação na vida do aluno. Segundo Alexandra, no momento em que a escola falou para os alunos sobre as cartinhas, eles prontamente atenderam. "Escolhemos o HGG por ser um hospital público e que tem um trabalho que nós já experimentamos dentro da escola. Uma de nossas professoras (já falecida) ficou internada no hospital por 45 dias, e no período de internação dela, nós professores e colegas revezávamos para passar as noites. Vivenciamos um pouco a rotina do hospital, desenvolvemos um carinho especial pelo HGG, vimos o quanto ela foi bem atendida aqui, o cuidado com o paciente é diferenciado", finaliza a coordenadora.


Palestra

No mesmo dia, a equipe de enfermagem também participou de uma palestra sobre "Enfrentamento dos Transtornos Psicoemocionais em tempos de crise", ministrada pelo médico neurologista e psiquiatra do HGG, Leonardo Prestes. Durante a palestra, o médico falou sobre como cuidar do sofrimento psicoemocional e que os profissionais de saúde foram extremamente atingidos durante a pandemia da covid-19, submetidos a condições mais difíceis. Leonardo também falou da relação do estresse com as atividades do dia a dia e o coping, que é o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS