20/05/2021 - HGG promove treinamento sobre prevenção de infecção de corrente sanguínea



Atividade reuniu enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizaram entre os dias 17 e 20 de maio um treinamento sobre prevenção de controle de infecção de corrente sanguínea (ICS). A atividade foi voltada para os enfermeiros e técnicos de enfermagem, com objetivo de diminuir o número de ocorrências de infecções deste tipo entre os pacientes da unidade de saúde.

Segundo a enfermeira Polyana Sampaio, especialista em controle de infecções hospitalares, que ministrou o treinamento, a ICS está principalmente associada ao cateter venoso central (CVC) e ocorre quando bactérias ou fungos entram no sangue por meio do cateter. Essas infecções podem se manifestar com febre, calafrios e levar a quadros graves e morte do paciente. "Por isso, a importância de mantermos o constante treinamento dos profissionais que atuam no HGG para garantir procedimentos padronizados, baseados em conhecimentos científicos, e o uso de produtos de boa qualidade, como estratégias de prevenção de infecções dos pacientes internados", ressalta.

Polyana também chamou a atenção para importância da adesão das equipes multiprofissionais aos protocolos de passagem e manutenção dos acessos venosos central e periféricos. "Temos no HGG todos os insumos necessários para garantir a segurança, tanto do paciente quanto dos profissionais, para a realização desses procedimentos, seguindo as normativas preconizadas pela instituição".



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS