17/06/2021 - HGG implanta prontuário afetivo em leitos de UTI covid-19



Ação busca humanizar atendimento dos pacientes hospitalizados com a doença

"Torce pelo Atlético", "Gosta de ser chamada de Mazinha", "Tem dois cachorros", "Sua comida favorita é arroz com pequi e frango". São com informações sobre os gostos e preferências dos pacientes que a equipe de psicologia do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, que atua na UTI covid-19, desenvolve o prontuário afetivo de cada um dos pacientes da ala. A psicóloga Camila Paiva conta que os profissionais que atuam na unidade têm buscado várias formas de melhorar a humanização do atendimento aos pacientes em tratamento de covid-19. "São pacientes que estão com muitas preocupações, ansiosos por todas as informações que já leram sobre a doença, então eles chegam muito preocupados, e tudo isso influencia diretamente no bem-estar durante o tratamento. Dessa forma, o prontuário afetivo propicia um acolhimento para esse paciente pela equipe médica e multiprofissional", afirma.

Camila conta que logo que o paciente dá entrada no HGG, a equipe de psicologia conversa com o paciente e com a família para coletar todas as informações necessárias: apelido, se ela é casada, conta um pouquinho da história, com quem ela mora, se tem filhos, com o que ela trabalha, o que ela gosta de comer, lembranças que vão trazer memórias afetivas para o pacientes e que são reunidas junto com uma foto para compor o prontuário afetivo.

"Às vezes, a gente, da psicologia, coleta as informações, faz uma anamnese, entende quem é essa pessoa e fica com essa informação para gente. O prontuário afetivo é uma forma da gente colocar essas informações para toda a equipe saber, qual é o apelido, como ela gosta de ser chamada, para que ela, mesmo distante da família, se sinta em um ambiente mais acolhedor", conta Camila. Segundo a psicóloga, quando se mostra a foto do paciente, as preferências, as coisas que ele gosta e até alguns hábitos, isso traz uma aproximação com equipe, propiciando, assim, um atendimento mais humanizado.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS