22/06/2021 - Colaboradores do HGG participam de reunião com membros da Anvisa



Encontro on-line propôs a apresentação feedbacks acerca das notas técnicas da covid-19 nas unidades de saúde

As equipes de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) e as diretorias do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participaram na última quarta-feira, 16 de junho, de uma reunião com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. O encontro on-line reuniu representantes de vários estados, dentre os quais, o HGG foi um dos dois hospitais selecionados para representar Goiás e apresentar devolutivas acerca das notas técnicas da covid-19 elaboradas pelo órgão.

O encontro foi uma oportunidade para que a Agência ouvisse os feedbacks dos serviços de saúde quanto à aplicação das notas técnicas com orientações para prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) no contexto da covid-19 nos serviços de saúde (NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020; Nota técnica 06/2020; Nota técnica 07/2020). Essas notas técnicas foram elaboradas com apoio de vários especialistas de diferentes sociedades científicas que, em sua maioria, atuam também na linha de frente do atendimento a pacientes com covid-19 e trazem o olhar de suas realidades locais nas discussões que fazemos em cada revisão.

A Anvisa considera importante escutar os serviços de saúde, que são realmente quem coloca em prática as orientações feitas nas notas técnicas, além de conhecer os pontos fortes e os fracos ou de melhoria (dificuldades para aplicação, clareza das informações, dúvidas etc.) e sugestões de melhorias para esses documentos. "Mesmo o HGG não sendo um hospital de campanha, desde o início da pandemia o organizamos para atendimento de pacientes com covid-19. Neste ano foram abertos alguns leitos para regulação desses pacientes. Desta forma, as notas técnicas emitidas pela Anvisa sempre nos ajudaram muito para orientação do atendimento à covid, e nessa reunião tivemos a oportunidade de sugerir algumas questões que ainda não constavam nos documentos da Agência", destaca Sumaya Gomes, do NVE do HGG.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS