22/06/2021 - Clínica cirúrgica conquista prêmio de segurança do paciente do HGG no mês de maio



Ação visa estimular as notificações entre os colaboradores do hospital

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou nesta segunda-feira, 21 de junho, a premiação "Destaque em Segurança do Paciente" referente ao mês de maio. O prêmio é entregue ao setor que mais notificou eventos adversos no sistema on-line do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG no mês anterior. No mês de maio, o setor vencedor foi o de Clínica Cirúrgica, que recebeu o troféu conquistado pela Farmácia com relação às notificações de abril.

Segundo a enfermeira e coordenadora do NSP, Estefany Izidório, as principais notificações são referentes a quedas, medicação, lesão por pressão, falhas na identificação, entre outros, e todos devem ser notificados. O prêmio é uma forma de bonificação para os setores que se dedicam a notificar, visando oportunidades de melhorias. "Mensalmente nós geramos relatórios e premiamos o setor que mais notificou naquele período."

Estefany explica que as notificações podem ser feitas de duas formas: pelos colaboradores por meio do sistema, e pelos familiares e pacientes, por meio de caixas que estão em pontos estratégicos das alas da unidade. "Nos computadores da unidade, o sistema já está instalado, já pelo celular é necessário fazer login, mas é um sistema bem simples e intuitivo, desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, organização que gere o HGG". A enfermeira conta que este mês se surpreendeu com o número de notificações, que foi de 417, quase o dobro do mês anterior, que foi de 247.

Juliana Carvalho, enfermeira e gerente interina do setor de Clínica Cirúrgica, pontua que com esse sistema passou-se a ter maior conhecimento do que está acontecendo em todo o setor e propor melhorias para o mesmo. "É impossível estar em todos os lugares e com o sistema nós passamos a ver o hospital além dos nossos olhos. Espalhando essa cultura entre todos os colaboradores, a gente consegue ter uma visão mais ampla de todos os pontos que precisam ser melhorados e avaliados. Um exemplo disso foi em relação às quedas. Identificamos este problema, passamos para diretoria, que agora está fazendo a substituição das camas e treinando os colaboradores", conclui.



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