07/07/2021 - Médicos passam por treinamento para utilização de ultrassom no HGG



Capacitação foi realizada para ampliar o acolhimento no CTI

Médicos e residentes do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participaram do treinamento sobre procedimentos guiados por ultrassom no dia 1º de julho. O objetivo foi capacitar os profissionais para a realização do exame à beira do leito dos pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade de saúde. O HGG adquiriu, por meio de recursos repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), dois aparelhos de ultrassom portáteis que estão em utilização no Centro Cirúrgico e Centro de Terapia Intensiva (CTI).

De acordo com a coordenadora da Ala A do CTI, a médica intensivista Heloise Helena Silva Medeiros, o treinamento foi teórico e prático. "Durante o curso, os médicos puderam testar os conceitos e técnicas repassados. O procedimento visa principalmente a segurança do paciente", comenta a médica.

Para a ministrante do treinamento, a médica nefrologista e plantonista da UTI do HGG, Larissa Louise Cândida Pereira, este procedimento é considerado o quinto pilar do exame físico. "A ultrassonografia à beira do leito (TBL), ou Point-of-Care testing (POCT) auxilia nos diagnósticos mais complexos realizados na beira do leito em pacientes de UTI", afirma Larissa.

A médica também pontua que esse tipo de exame é, atualmente, uma ferramenta importante para as equipes médicas e de enfermagem. "O aparelho permite realizar punção vascular periférica de maneira mais segura para o paciente", finaliza.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS