08/07/2021 - Colaboradores da Hemorrede Pública de Goiás participam de treinamento da Cipa



Capacitação abordou temas como processo eleitoral, plano de trabalho, combate a incêndios, e reuniu participantes de todas as unidades da Hemorrede

Nos dias 1º, 2, 5 e 6 de julho, colaboradores de todas as unidades da Hemorrede Pública de Hemoterapia e Hematologia de Goiás participaram de treinamento sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A capacitação aconteceu de forma on-line e abordou uma série de assuntos relacionados à Cipa como: objetivo, constituição, atribuições e posições, processo eleitoral, reuniões, plano de trabalho, Saúde e Segurança do Trabalho (SST), mapa de risco, análise de risco, NR 32, atos e condições inseguras, acidente de trabalho, combate a incêndio e Instruções de Segurança do Trabalho (IST).

Lorraine Borges, técnica em segurança do trabalho, destaca que o treinamento possibilitará que cada representante de unidade possa desenvolver o calendário de atividades da Cipa com os demais colaboradores. "Eles serão nossos olhos nas unidades do interior, para analisar os riscos, condições inseguras e para fazermos as tratativas e buscarmos soluções para não ocorram acidentes. Todos trabalharão juntamente com a Gerência de Desenvolvimento e Segurança do Trabalhador", afirma.

Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 5, a formação da Cipa é obrigatória para empresas com mais de 50 funcionários e quando a empresa não se enquadrar nas condições previstas na NR 5, ela deve designar um funcionário como responsável pelo cumprimento dos objetivos daquela NR, com treinamentos anuais.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS