03/08/2021 - Colaboradora do HGG lança livro psicologia hospitalar



Tema abordado envolve reflexões sobre a vida, doença e morte

A psicóloga Mariana Batista Leite Leles, profissional do Hospital Estadual Aberto Rassi – HGG, lançou seu primeiro livro no último sábado, 31 de julho. Com o título "Por todos os cantos da psicologia hospitalar: Reflexões sobre vida, doença e morte", a profissional afirma que a obra é um meio de mostrar o equilíbrio entre as vivências dos pacientes e os dilemas dos profissionais.

Mariana, que atua na ala de transplantes, enfatiza que trabalhar no HGG proporcionou mais conhecimento para a escrita do livro. "A possibilidade de intervenção diária com pacientes de alta complexidade contribuiu sim com minha motivação para estudos constantes e busca por melhoria de minhas práticas com os pacientes" ressalta a psicóloga.

A psicóloga conta que o livro representa a prática da realidade, com uma visão poética. "É uma representação científica associada à humanização da assistência e, ao mesmo tempo, com o uso da arte, para deixar a leitura um pouco mais suave e com emoções", comenta. Ela enfatiza que sempre quis escrever um livro com este tema e que a intenção é resgatar nos alunos e estagiários a importância da prática baseada em evidências, colocando a ciência em benefício da humanização. "A ideia é ampliar o olhar do psicólogo nessas práticas que são pouco difundidas. Dilemas da atuação, trabalho com aspectos éticos, que incluem por vezes o sigilo dos pacientes, compartilhar o modo de enfrentamento da internação, mas que pouco dizem sobre as dores mais complexas daqueles pacientes."



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Ícone de acessibilidade

Acessibilidade