04/08/2021 - Teleconsulta completa 15 anos de atendimento aos usuários do SUS



Serviço já realizou mais de 7 milhões de agendamentos

No dia 4 de agosto, a Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta de Goiânia completa 15 anos de criação. Desde o seu início, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) realizam a marcação das consultas eletivas por telefone, sempre com empatia no atendimento aos pacientes. O Teleconsulta é uma tecnologia patenteada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech, organização social contratada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para gerir o projeto.

Nesse período, o Teleconsulta já agendou cerca de 7.178.758 de consultas efetivadas na Capital, proporcionando mais comodidade à população. Em 2020, foram agendadas mais de 135.273 consultas em Goiânia e a especialidade mais buscada pelos usuários do SUS foi a de Clínico Geral, com mais de 52 mil pessoas atendidas por esse serviço. A Central, por meio do telefone 0800-6461560, funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas. As especialidades disponibilizadas no serviço são clínica geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e generalista.

A agente de monitoria Regina Celestino Santana, está no Teleconsulta há 11 anos e fala com muito orgulho e pertencimento sobre trabalhar no projeto. "Eu gosto de trabalhar aqui, tanto é que tem 11 anos. Existe todo um cuidado com o paciente, desde quando ele marca a consulta, até o seu atendimento. Temos que ter empatia pelo paciente", afirma.

A supervisora técnica do Teleconsulta, Janaína Freitas Torres, afirma que para muitos usuários o projeto é o único meio de agendar uma consulta médica. Ela também ressalta que todo o trabalho desenvolvido é realizado com muita empatia e humanização. "O fato de você falar com a pessoa, ouvir a queixa desses pacientes, identificar e priorizar o problema, é proporcionar um acolhimento que eles merecem", finaliza a supervisora.

Covid-19
Desde março de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, um novo serviço foi implementado na Central Humanizada de Orientações sobre o Covid-19. O projeto tem o objetivo de oferecer serviços de apoio e orientação à população em geral e aos profissionais de saúde sobre as condutas adequadas diante de quadros suspeitos de covid-19. Desde a sua criação, a Central já realizou mais de 500 mil atendimentos, entre ligações, notificações, monitoramento de pacientes, agendamento de testes, dentre outros.

A central de atendimento conta com a atuação de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, das 7 às 19 horas, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados. A central funciona por meio do telefone (62) 3267-6123 ou pelo WhatsApp 3524-6305 (apenas mensagem).

Sobre o Teleconsulta
Uma das principais conquistas do Teleconsulta foi o Prêmio e-Gov, entregue pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em 2011. Ele tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções na administração pública.




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