27/08/2021 - Hemocentro Coordenador comemora o Dia do Voluntariado com exposição de carros antigos



Ação terá a parceria da Associação dos Proprietários de Carros Antigos

No próximo sábado, 28 de agosto, o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz vai comemorar o Dia do Voluntário e preparou uma ação especial na unidade de saúde. A pessoas que comparecerem no local para efetuar a doação de sangue poderão apreciar uma exposição da Associação dos Proprietários de Carros Antigos – Apcar. O Hemocentro Coordenador funcionará das 8 às 12 horas.

De acordo com a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, os estoques estão com o déficit de 20% em relação ao número ideal, que é de 2 mil bolsas. Ela acredita que ação despertará o interesse dos doadores. "Como a maioria dos doadores são espontâneos, vamos oferecer um momento de descontração e entretenimento com uma exposição de carros antigos. A ação ajudará a reforçar os estoques e atender as 218 unidades de saúde no Estado de Goiás", comenta Denyse.

O diretor executivo e fundador da Apcar, Renato Capeleti, conta que o voluntariado é uma cláusula importante no estatuto da associação. "Estamos realizando um sonho fazendo esta ação com o Hemocentro. Esta parceria nos deu um ânimo muito maior, uma força de podermos acreditar que é possível fazer o bem para as pessoas", afirma.

Renato ainda ressalta que já havia visitado o prédio do Hemocentro há alguns anos e que agora, em uma nova visita, está espantado com a estrutura. "Com essa administração, não existe um trabalho tão bem organizado como agora. Quero parabenizar o Governo do Estado e todos os envolvidos e agradecer ao Hemocentro Coordenador por deixar fazermos aquilo que gostamos, expor nossos carros e fazer um trabalho voluntário", finaliza.

Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

A orientação é que os voluntários façam o agendamento da doação no pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457, e que não deixem usar máscara cobrindo a boca e o nariz, para irem até o local de doação.

Serviço
Dia do Voluntário
Local: Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra).
Horário: das 8 às 12 horas




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS