31/08/2021 - HGG realiza Semana da Psicologia



Objetivo foi comemorar o Dia do Psicólogo

Para comemorar o Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou diversas ações entre os dias 23 e 27 do mesmo mês, com o objetivo de homenagear os profissionais que atuam na unidade de saúde. Durante a semana foram realizadas ações como o webinar "Desafios da Psicologia Hospitalar nos tempos atuais", exposição com fotos do dia a dia dos psicólogos, uma sala sensorial e crachás afetivos para os profissionais.

Dentro do HGG, a psicologia tem atuação nas Clínicas Médica e Cirúrgica, no Centro de Terapia Intensiva (CTI), Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP), Setor de Transplantes, Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO), Programa Transexualizador (TX), Núcleo de Orientação Interdisciplinar da Sexualidade (Nois) e Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead). Ao todo, são 11 psicólogos, um tutor da resistência, e quatro residentes que atuam na unidade de saúde.

De acordo com a diretora multidisciplinar, Rogéria Cassiano, a ação foi um sucesso, agradando a todos os colaboradores. "A ideia era mostrar um pouco sobre as diferentes áreas de atuação dos profissionais na unidade de saúde e também proporcionar um momento de descontração e relaxamento para os demais colegas, que neste momento de pandemia, estão passando por momentos de estresse, angústia e perda", comenta a diretora.

Uma das ações desenvolvidas durante a semana foi a introdução do crachá afetivo para os profissionais que atuam na ala Covid, CTI e NAPP. A psicóloga Carolline Silva Borges, atuante no CTI, foi quem repassou a ideia de ter um crachá afetivo. Segundo ela, o objetivo é resgatar a identidade dos profissionais do HGG para os pacientes internados na unidade de saúde. "Poder mostrar para os pacientes como são as características de cada um, como é o cabelo, um adorno que combine, o jeito de vestir", comenta a psicóloga.

No dia 24 de agosto foi realizado um webinar com o tema "Desafios da Psicologia Hospitalar nos tempos atuais", com a participação do pós-doutor e doutor em Psicologia, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano, especialista em Psicologia Hospitalar, Sebastião Benício da Costa; do mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Social e EAD, professor e graduação e pós-graduação, presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª região (CRP), Wadson Gama; com mediação da mestre em Ciências da Saúde, especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar e em Terapia Intensiva, psicóloga hospitalar no HGG, Camila Santos Paiva.

Sala Sensorial

Você é feliz todos os dias? É grato pelas coisas simples? Foi com essa proposta de resgate de emoções e sentimentos que a equipe de psicologia do HGG criou a sala sensorial para receber os colaboradores da unidade. Já no corredor era possível sentir o perfume do lugar, uma recepção acolhedora e um ambiente climatizado, com baixa iluminação e música. Poltronas confortáveis e uma imersão com a equipe de psicologia nos nossos sentimentos. "A sala sensorial remete aos sentimentos e às emoções que dentro do trabalho ficam tão esquecidas. Nosso propósito é justamente esse resgate de que o colaborador possa estar em contato consigo mesmo", explica Eutânia Filgueiras, psicóloga da unidade.

A nutricionista Tatiane Alves esteve na sala sensorial e elogiou a ação. "A experiência foi maravilhosa, eu nem lembrei que estava no meu ambiente de trabalho. Eu resgatei todas as memórias afetivas que as psicólogas apresentaram para gente: momentos da infância, momentos em casa, com a família, com as pequenas coisas que te dão alegria e satisfação", afirma.

A arquiteta Izabel Ivon de Morais, dona de uma loja de decoração, colaborou voluntariamente para a realização da sala sensorial. Ela também presenteou a unidade de saúde com dois brindes, que foram sorteados entre os profissionais na última sexta-feira. Em agradecimento, a direção do hospital homenageou Izabel com a entrega de uma orquídea.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS