17/09/2021 - CTI recebe troféu Destaque em Segurança do Paciente do HGG



Centro de Terapia Intensiva foi responsável por 80% das tratativas das notificações registradas no hospital

Após três vitórias seguidas da Clínica Cirúrgica, o troféu Destaque em Segurança do Paciente de agosto foi para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. O troféu, criado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), visa incentivar, estimular e premiar o setor que mais fizer notificações no mês. Nesta edição, além do número de notificações, foi analisado também as tratativas realizadas.

Segundo a coordenadora do NSP, Stéfany Izidorio, tanto o número de notificações realizadas em todo o hospital quanto o percentual de notificações tratadas por um único setor do hospitais superaram as edições anteriores. “Mais de 80% das notificações tratadas foram do CTI. Isso é algo inédito”, diz a coordenadora.

Para chegarem a esse resultado, a equipe do CTI atuou de forma incessante e colaborativa, como explica a gerente de enfermagem Thaís Brígida Canêdo. “Chegamos a 80% com muito esforço. Foi um trabalho árduo e em equipe. Teve a participação da equipe, a realização de huddle de segurança dos pacientes, com o Núcleo de Segurança do Paciente, Escritório da Qualidade dentro do setor e Planejamento Estratégico para conseguir responder. Ao mesmo tempo, não é só uma resposta de notificação, é a criação de melhorias de prevenção, a repetição dos eventos notificados e os incidentes junto à equipe.”

A supervisora da UTI B, Alayse Rodrigues Alves também aponta o trabalho em equipe como responsável pelo resultado exitoso. “Há algum tempo estamos tentando melhorar a questão de assistência. Com muita dedicação, trabalho em equipe, observando bastante os pacientes, com todo o cuidado, a gente conseguiu. Tivemos um reforço, com toda equipe, em todas as alas e a gente conseguiu agora este troféu.”

A partir desta edição, o prêmio passará a ser trimestral, com a entrega do troféus prevista para dezembro, devido à necessidade de um período maior para avaliar as resoluções das tratativas.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS