08/10/2021 - Rede Hemo funcionará na segunda-feira, 11 de outubro, em horário normal



Atendimento visa reduzir déficit de bolsas de sangue, cuja demanda aumenta devido ao feriado prolongado

O feriado prolongado está aí. Não vai viajar? Que tal aproveitar a segunda-feira, véspera do Dia de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças, e ajudar a quem precisa? A Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo estará aberta na segunda-feira, 11 de outubro, para receber a sua doação de sangue.

As unidades funcionarão em horário normal, das 8 às 18 horas, e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.br. O objetivo é reduzir o déficit de 20% nas bolsas de sangue e atender a demanda, que sempre cresce em feriados prolongados. “Com uma maior quantidade de pessoas viajando, há um aumento no número de acidentes nas rodovias e, consequentemente, uma maior demanda por bolsas de sangue. Por isso é tão importante a doação durante este período. E é sempre bom lembrar que uma única doação pode salvar até quatro vidas”, diz a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart.

Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

A orientação é que os voluntários façam o agendamento da doação no pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457, e que não deixem usar máscara cobrindo a boca e o nariz, para irem até o local de doação.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS