26/10/2021 - HGG realiza dia ‘Dia R’ em alusão ao Outubro Rosa



Atividade que alertou sobre os cuidados básicos com a saúde das mamas contou com gincana intersetorial e quiz de conhecimentos

Nesta sexta-feira, 22 de outubro, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) aderiu à campanha ‘Dia R: de rosa e de respeito à vida’, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Para comemorar essa data, todos os setores do hospital participaram de uma gincana de decoração temática com as cores do Outubro Rosa. Os colaboradores também usaram toucas e máscaras na cor rosa e foram surpreendidos pela Pink Blitz, com um quiz sobre as formas de prevenção do câncer de mama.

A gerente de Educação Continuada do HGG, Wagna Babosa, conta que o intuito de envolver os colaboradores nessa atividade foi alertar para os cuidados básicos com a saúde das mamas, que às vezes passam despercebidos. “A gente acaba vinculando ao mês e cor para pensar em prevenção, porém, nesse ano, a campanha traz o lema de que não precisa ser outubro e não precisa ser rosa para se tocar e se prevenir. A importância em envolver os colaboradores é a abrangência. Percebe-se que o tema foi muito mais apreciado e valorizado com essa campanha de envolver todas as pessoas”, conta.

Um dos setores que caprichou na organização foi a Clínica Médica. Além do painel cheio de balões, uma jarra cheia de água com a frase ‘Beba um pouco de amor’ ganhou a atenção de quem passava pelo quarto andar do hospital. “A ideia foi essa: beber um pouco de amor, de prevenção e de auto cuidado. Nós mulheres temos que ter esse pensamento, não só no mês de outubro, mais o ano inteiro. A gente tem que se cuidar, se tocar e fazer o auto exame”, esclarece a gerente da Clinica Médica, Leonara Alves.

A prevenção do câncer de mama também ocorre através de uma alimentação equilibrada. No dia R, os colaboradores da unidade de saúde receberam um acompanhamento especial: uma gelatina cor de rosa e uma mesa decorada com as mesmas cores. “Hoje, a nutrição do HGG contribuiu com o Outubro Rosa, demonstrando como é importante uma prevenção com uma alimentação equilibrada e balanceada. Nós deixamos tudo colorido, com rosa, para mostrar a nossa preocupação, e para as mulheres se sentirem acolhidas nessa campanha. Todos a favor do Outubro Rosa com uma boa alimentação”, aplica a gerente de Nutrição do HGG, Valéria Souza.

Ações
Em alusão ao outubro, além do ‘Dia R’, o HGG promoveu uma série de ações para orientar a população e os colaboradores de uma forma geral. Desde o início do mês, a fachada está iluminada na cor do movimento e um banner gigante foi instalado na portaria principal do hospital. Também no dia 22 de outubro, foi realizado um Webinar com o tema ‘Aspectos atuais do tratamento do câncer de mama’.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS