27/10/2021 - Hemocentro Coordenador realiza 1º Simulado de Incêndio



Objetivo foi preparar a brigada de emergência para situações de risco

Na última sexta-feira, 22 de outubro, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), realizou o 1º Simulado de Evacuação de Emergência na unidade da Rede Estadual de Hemocentros de Goiás (Rede Hemo). Este foi o primeiro treinamento do porte desde a inauguração do novo prédio, realizada em junho deste ano. O objetivo do simulado foi preparar as equipes da Brigada de Incêndio a atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros e demais órgãos em situações de controle de pânico, resgate e combate a incêndio.

A simulação começou com um incêndio fictício no almoxarifado, e a partir de então, os brigadistas começaram a operação de evacuação do prédio, acionamento de alarmes e retirada das vítimas. A ação também contou com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Instituto Médico Legal (IML), Polícia Militar de Goiás (PM-GO), Sistema Integrado de Atendimento a Traumas e Emergência (SIAT) e Bombeiros Civis.

Para o técnico em enfermagem e coordenador da brigada de incêndio, Jailson Júnior Borges, o simulado foi algo surreal. "Nós planejamos, colocamos em prática, fizemos vários treinamentos, nos quais pudemos ver os erros e melhorar, e isso proporcionou um melhor resultado. Agradeço à superintendência do Idtech, diretorias do Hemocentro Coordenador e ao Sesmt. Todos os nossos colaboradores envolvidos deram o melhor de si e sem eles nada disso teria acontecido", comenta.

Jailson também agradeceu a parceria com os demais colaboradores da brigada de emergência, e enfatizou que eles estão prontos para situações de risco. "Se algum dia acontecer um incidente, e eu espero que não aconteça, nossa equipe está preparada. Eu sempre falo que conhecimento não ocupa lugar na nossa cabeça, e sim agrega valor na nossa vida", afirma o técnico em enfermagem.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Sanjay N. Babulal não basta ter o sistema preventivo de combate a incêndio, é necessário treinar, saber como ele funciona, saber quem é designado e para qual função. "Os senhores demonstraram muita organização na retirada das vítimas. São vocês, na função de brigadistas, capacitados para atuar em emergências e prestar o primeiro socorro, que fazem a o papel de salvar vidas. A gente chega, coleta as informações com vocês, que estão organizados no ponto de encontro, e verifica que o alarme sonoro funcionou, que o sistema preventivo de incêndio estava funcionando, que tinha uma preparação envolvida. A gente só tende a ganhar", ressalta o militar.

A auditora fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRT/GO) Jacqueline Carrijo esteve no Hemocentro Coordenador durante o simulado e enfatiza que é uma ação que salva vidas. "Quem dera se nós conseguíssemos realizar ações como essa em todas as instituições de saúde do Estado de Goiás. Muito obrigada a cada um de vocês que aceitou ser brigadista, que está sendo treinado, para cuidar de si e também salvar os outros. É com treinamento, capacitação e a presença de todas estas instituições que nós vamos reduzir os danos e salvar o maior número de vidas possível. Todos estão de parabéns", comemora a auditora fiscal.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, agradeceu a todos os colaboradores pelo empenho durante a atividade. "Agora todos conhecem melhor o novo prédio, as saídas de emergência e o sistema de segurança. Caso ocorra alguma eventualidade, nós estaremos prontos para agir de maneira segura e preservando o patrimônio e a vida dos nossos colegas, pacientes e doadores. Temos que estar prontos para qualquer situação."

A diretora administrativa, Núbia Borges, também parabenizou a todos colaboradores e parceiros pelo simulado. "Todos deixaram suas atividades para estar no treinamento, vestindo a camisa, e isso traz uma integração muito grande. Estamos preparados para lidar com situações de risco. Parabéns e que vocês voltem para a casa de vocês hoje motivados e renovados", finaliza.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS