11/11/2021 - HGG e Fundação Banco de Olhos promovem mutirão do diabetes no Cead



Meta da ação é realizar exame de retinografia em 500 pacientes do Cead até o dia 17 de novembro

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG e a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) realizam, durante o mês de novembro, um mutirão de exames de retinografia em usuários do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead). Serão atendidos cerca de 500 pacientes que estão regulados e fazem acompanhamento na unidade do Governo de Goiás, e que farão exame de retinografia, feito com um retinógrafo portátil disponibilizado pela Fubog.

A médica oftalmologista da Fubog, Luciana Barbosa, explica que o exame consiste numa foto do fundo do olho que será analisada pelos retinólogos, especialistas em retina, e que irão fazer a leitura dessa foto para classificar se o paciente tem alteração do diabetes na retina. "Pacientes que têm retinopatia diabética grave ou proliferativa, que é quando o diabetes acomete a retina, serão encaminhados para a Fubog para receber atendimento multidisciplinar", explica.

Segundo a gerente do Cead, Cristina Pereira, estão sendo atendidos os pacientes que já haviam sido encaminhados para atendimento oftalmológico pela unidade. "Iniciamos os atendimentos no último dia 3 de novembro e vamos seguir até o dia 17 de novembro, realizando os atendimentos no Cead, tomando todos os cuidados necessários para que não aconteça nenhum tipo de aglomeração."

Patrícia Moreira, 43 anos, descobriu há três anos que tem diabetes e desde então está fazendo acompanhamento no Cead. Ela conta que além do atendimento médico, também é acompanhada pela nutricionista. "Essa é segunda vez que faço o exame de fundo de olho. Da primeira estava tudo certo, agora estou repetindo para saber se houve alguma mudança. O atendimento aqui é muito bom, bem diferenciado de outros lugares que já fui atendida".

Sebastião de Souza, 76 anos, conta que participou do mutirão em 2020 e que este ano fez questão de vir de novo. "Eu já faço atendimento no HGG há muitos anos e agora a médica me encaminhou para fazer esse exame, ano passado eu fiz, agora estou repetindo para saber se continua tudo bem", disse.

A diretora de enfermagem do HGG, Natalie Alves, destaca que este é o segundo ano de parceria entre o Cead e a Fubog para atendimento dos pacientes da unidade. "Tivemos um resultado bastante positivo em 2020 com vários pacientes atendidos durante o mutirão, por isso, este ano estamos repetindo a ação em parceria com a Fubog e garantindo um atendimento rápido e eficaz aos pacientes do Cead que aguardavam esse atendimento na Rede de Atenção à Saúde", explica.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS