12/11/2021 - SAS Brasil e Hemocentro de Goiás realizam ação em parceria em Goiânia



Evento patrocinado pela Drogarias Pacheco será realizado de 16 a 19 de novembro na Praça Universitária

Neste mês de novembro, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz será parceiro da organização social SAS Brasil na ação Hemocentro Itinerante. A carreta, desenvolvida para realizar coletas de doação de sangue em todo país, ficará entre os dias 16 e 19 de novembro na Praça Universitária, em Goiânia, das 8h às 16 horas. É um evento voltado à toda população que está apta a doar sangue. A ação é uma realização da SAS Brasil com patrocínio da Drogarias Pacheco.

Para a diretora geral do Hemocentro Coordenador, Denyse Goulart, a parceria com a SAS Brasil ocorre em um momento bastante oportuno, pois atualmente o déficit no estoque representa 20%. "Estamos otimistas de que será um evento bastante produtivo, com muitos doadores e que sejam fidelizados para doações futuras", afirma a diretora.

Denyse enfatiza ainda que a parceria também fomentará os estoques para o fim do ano. "Sabemos que durante as férias escolares sempre há uma queda no número de doações e há uma tendência de aumento do consumo de hemocomponentes nas unidades de saúde", ressalta a diretora.

O evento será realizado seguindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento social, garantindo a segurança de doadores e trabalhadores da ação. A recomendação é que seja feito o agendamento da doação para evitar possíveis aglomerações no local. O agendamento deve ser feito pelo site www.sasbrasil.org.br/hemocentro.

Hemocentro Itinerante SAS Brasil
A SAS Brasil é uma startup social que, desde 2013, leva saúde especializada a pessoas carentes em localidades afastadas de grandes centros urbanos em todo o país. Desde o início da pandemia, a entidade atende pessoas socialmente vulneráveis também por telemedicina, com plataforma própria. Em 2020, diante da carência de sangue nos hemocentros, deu início ao Hemocentro Itinerante, que já arrecadou mais de 1,4 mil litros de sangue e beneficiou potencialmente mais de 12 mil pessoas.

O Grupo DPSP, união das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, aliou-se com a SAS Brasil para desenvolver o Hemocentro Itinerante, que já esteve em cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Depois de Goiás, irá também para o Distrito Federal e para cidades de São Paulo. A carreta é totalmente adaptada para funcionar como centro de coleta de sangue, com todos os protocolos de higiene necessários para garantir a segurança das doações.

De acordo com a diretora comercial e marketing do Grupo DPSP, Andrea Sylos, o número de doações reduziu muito durante a pandemia e o hemocentro itinerante se propõe a reverter esse cenário. "Esse é um projeto pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência. Por meio da carreta, iremos aproximar os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário", comenta.

Para a médica Adriana Mallet, CEO da SAS Brasil, poder fazer parte de uma ação focada em um objetivo tão importante é uma maneira nobre de usar a estrutura além das expedições. "Ter parceiros como o Grupo DPSP, que acreditam na importância de ações como essa, faz com que o impacto das nossas Unidades Móveis seja ainda mais amplificado", finaliza.

Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Serviço
Hemocentro Itinerante SAS Brasil - Drogarias Pacheco, com parceria do Hemocentro de Goiás
Local: Praça Universitária – Setor Leste Universitário
Data: de 16 a 19 de novembro
Horário: das 8h às 16 horas



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS