O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promove nos dias 23 e 24 novembro a VI Jornada de Cuidados Paliativos com o tema "Quando aprendemos as lições, a dor se vai". O evento celebra o 5º ano da ala de cuidados paliativos da unidade de saúde. Inaugurada em 8 de novembro de 2016, o serviço já realizou mais de 2,2 mil atendimentos.
A jornada acontece de forma híbrida, com atividades on-line e presenciais, que ocorrerão no auditório Dr. Luiz Rassi, localizado no 5º andar, sujeita a lotação máxima de 70 pessoas, a fim de cumprir as medidas sanitárias estabelecidas por decreto municipal.
Para participar é preciso efetuar a inscrição no site do HGG –
hospitalalbertorassi.org.br e fazer a doação de duas latas de leite em pó no dia do evento, que serão destinadas à instituições assistidas pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano, organização responsável pela gestão do HGG.
Programação:
23/11/2021
19h30 - Live de abertura
Tema: Terapia da dignidade
Mediador: Ana Maria Porto Carvas (Médica geriatra chefe do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do HGG)
Palestrantes: Ana Kotinda (Médica com atuação em Cuidados Paliativos) e Tatiana Brum (Psicóloga com atuação em Cuidados Paliativos)
Plataforma zoom
24/11/2021
8h - Solenidade de abertura / recepção dos congressistas / Apresentação musical com Bia Gontijo (Musicoterapeuta)
8h30 – Palestra: O que te move? O que é sagrado para você?
Facilitadores: Equipe do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do HGG
9h30 – Palestra: Autocompaixão
Palestrante: Gustavo Gitti- professor coordenador da Comunidade On-line " O Lugar "
Mediador: Dimilson Vasconcelos- Psicólogo integrante Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do HGG
11h – Palestra: Comendo com prazer até o fim
Palestrante: Mônica Benarroz (Nutricionista com atuação em Cuidados Paliativos)
Mediador: Kamila Barros - Nutricionista integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do HGG
14h – Palestra: Quando a dor fala
Facilitadores: Equipe do Núcleo de Apoio do Paciente Paliativo (NAPP) do HGG - participação especial da contadora de histórias Thelma Carvalho
Apresentação: Ana Terra ( médica residente de geriatria)
15h – Palestra: "Eu escolhi cuidar" – Relato de experiência
Palestrante: Maria Eugênia Ribeiro Silveira (Fisioterapeuta) e a paciente Teresi Galvão de Oliveira (portadora de demência de Alzheimer)
Mediador: Eliza de Oliveira Borges ( Médica Geriatra integrante do Serviço de Cuidados Paliativos do HGG)
16h - Encerramento
Facilitadora: Leila Magri (Médica e Arteterapeuta)