O Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu, no dia 15 de fevereiro, o treinamento anual sobre detecção de fumaça e sistema de alarme para brigadistas, vigilantes, recepcionistas e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A capacitação foi realizada pelo técnico em segurança do trabalho, William Farias, que explicou sobre o protocolo a ser adotado em casos de princípio de incêndio na unidade hospitalar.
William contou que além desse treinamento específico sobre a central de alarme, trimestralmente, brigadistas realizam simulados de emergência, tanto equipes de primeiros socorros, quanto de combate. “O HGG conta com equipamentos altamente eficazes. Com o investimento em tecnologia e capacitação dos profissionais, temos mais garantia de segurança. Sempre que há colaboradores novos, o Sesmt realiza o treinamento, além da atualização para os demais, para que todos estejam por dentro dos protocolos em casos de futuras eventualidades que possam acontecer.”
David Antônio dos Santos, atua há dois anos como recepcionista do HGG e contou que antes de ingressar na função, não tinha nenhum conhecimento sobre protocolos de incêndio. “Antes do treinamento, se acontecesse algum foco de incêndio, eu não saberia o que fazer. Agora, como eu estou preparado, já sei como reagir, caso aconteça. Durante o tempo que estou aqui, só aconteceram alarmes falsos, em casos de pessoas que acabam fumando dentro da unidade hospitalar. Aprendemos que o primeiro passo é não ficar nervoso, para então acionarmos o vigilante.”