Na primeira edição de 2025 da Oficina de Arte do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG, a criatividade deu o tom às telas pintadas através da expressão artísticas dos participantes. Sob a tutela do professor e artista plástico Alexandre Liah, a ação foi realizada no Jardim da Solistência na última terça-feira, 7 de janeiro.
Alguns dos pacientes que trocaram seus leitos por tinta, pincel e quadro, tiveram a oportunidade de experimentar, pela primeira vez, pintar em uma tela. Assim foi a experiência do paciente Gilvane Vieira, que chegou ao HGG para tratar um cisto. Natural de Alto Paraíso, o Guia Turístico disse que não tem muita intimidade com pintura, mas que gostou da experiência por poder sair do quarto.
“Já pintei na escola, mas pintar na tela é a primeira vez. Essa iniciativa é boa porque a gente pode se distrair. Não tenho nada a reclamar aqui da unidade. É um hospital de primeiro mundo”, destacou.
O paciente Pablo Felipe Moreira, de 18 anos, também teve sua primeira experiência com as telas durante a Oficina e ficou encantado com a oportunidade de usar a imaginação e distrair-se um pouco do quarto. “Estou aqui desde o início do mês passado e, pra nós é muito importante sair um pouco do quarto e poder usar a imaginação. Costumo pintar com caneta e lápis, mas em tela foi a primeira vez”, contou.
Lançada em 2014, a Oficina de Arte do HGG promove um momento lúdico aos pacientes internados na unidade. Idealizador do projeto, o artista plástico Alexandre Liah é o responsável por conduzir a ação de humanização. Para ele, as telas em branco se tornam uma oportunidade para trazer memórias afetivas à tona, levantar a autoestima dos pacientes e promover um momento de bem-estar. Ele acredita que a pintura é uma forma de empoderar os pacientes a se reconectarem com seu eu interior.
Com quase 11 anos de existência, a Oficina de Arte do HGG tem se mostrado uma atividade terapêutica e enriquecedora para os pacientes, proporcionando momentos de expressão artística e bem-estar.