27/01/2025 - A importância da Terapia Ocupacional no ambiente hospitalar é tema de palestra no AMA



Ação destacou o papel fundamental dos terapeutas ocupacionais na reabilitação de pacientes, com foco na humanização e recuperação

Na última sexta-feira, 24 de janeiro, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG promoveu uma palestra informativa sobre a Terapia Ocupacional, conduzida pelo terapeuta Douglas Gabriel Magalhães de Souza. Pacientes e acompanhantes que aguardavam consultas no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), participaram da palestra, que teve como foco principal abordar a relevância do trabalho dos terapeutas ocupacionais no contexto hospitalar, destacando como esses profissionais auxiliam na recuperação dos pacientes.

A Terapia Ocupacional é uma abordagem terapêutica que visa prevenir e tratar dificuldades físicas e psicossociais que comprometem a independência dos pacientes em atividades do dia a dia, trabalho e lazer. O terapeuta Douglas ressaltou que o objetivo dos profissionais da área é restaurar, fortalecer e desenvolver as capacidades dos pacientes, facilitando a aprendizagem de habilidades afetadas por doenças, promovendo assim a saúde funcional.

Douglas enfatizou a importância da abordagem interdisciplinar no hospital e dos projetos de humanização promovidos pela unidade de saúde. "Pacientes internados muitas vezes estão afastados de suas atividades, e trazer atividades relacionadas à humanização e qualidade de vida ajuda a minimizar os impactos da hospitalização."

Elenice Castro Serrano, de 42 anos, de Divinópolis de Goiás, compartilhou sua experiência. “Minha mãe teve um AVC e, às vezes, ficamos sem saber a quem recorrer. É fundamental conhecer o papel do terapeuta ocupacional, pois pode ser uma peça chave na recuperação”, destacou.

A palestra não apenas esclareceu a função dos terapeutas ocupacionais, mas também reforçou a importância de um atendimento integrado e humanizado, promovendo uma recuperação mais efetiva e um melhor suporte emocional para pacientes e familiares.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS