Na tarde da última quarta-feira, 5, colaboradoras da Central de Relacionamento do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG participaram de treinamento sobre o "uso abusivo de substâncias psicoativas e os riscos emocionais". A iniciativa de conscientização ministrada pela psicóloga do Trabalho, Amanda Sousa, é realizada como forma de prevenção.
O uso desse tipo de substância atua diretamente no sistema nervoso, ocasionando um mau funcionamento do cérebro, alterando por exemplo, o humor, o comportamento e a percepção de cada individuo. A temática foi abordada com os colaboradores devido a proximidade das festividades de carnaval, que estaticamente aponta altos índices no consumo desenfreado de bebidas alcoólicas e medicamentos sem prescrição prévia.
A psicóloga do Trabalho da unidade de saúde, Amanda Sousa explica que o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HGG visam a aplicação do Diálogo de Saúde Mental (DSM), ofertando mensalmente temas diversificados para capacitação e orientação dos trabalhadores da instituição.
“Estamos fazendo o DSM, de forma itinerante, como forma de prevenção e conscientização dos colaboradores sobre o uso impróprio de medicações e outras substâncias. Na maioria dos setores os colaboradores participam das captações, interagem e compartilham situações conosco, tendo um aproveitamento muito positivo acerca do tema. Esse contato e proximidade são fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhadores, sendo também uma oportunidade de compartilhar conhecimento e esclarecer dúvidas”, considerou.
Para a supervisora da Central de Relacionamento do HGG, Francielle Teodoro Rodrigues, o treinamento é uma abordagem esclarecedora que auxilia no desenvolvimento das colaboradoras. “Essa iniciativa demonstra também que a instituição se preocupa com a saúde do trabalhador. O uso exagerado de medicações às vezes gera impacto nas atividades do dia a dia, e nossas colegas de equipe, que atuam no atendimento aos pacientes, precisam entender perfeitamente a demanda que estão recebendo para evitar possíveis transtornos e falhas. E os usos de certas substâncias podem impactar diretamente no trabalho diário.”