A poesia do escritor Renan Alves Melo invadiu o Jardim da Solistência do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG para a primeira edição de 2025 do projeto Manhã Literária – Dose de Letras. A ação de humanização aconteceu no dia 05 de fevereiro. Goiano de Inhumas, o escritor apresentou suas obras e conversou com pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital. Além do bate-papo, a ação conta com sessão de autógrafos e doação de livros.
Durante a atividade, Renan também falou sobre sua relação com o HGG. “Meu irmão é um dos pacientes do HGG. Ele realiza acompanhamento com os profissionais do Serviço Odontológico para Pacientes Especiais e foi um alívio para mim e minha família conhecer este serviço. Fico muito honrado de poder estar aqui e poder retribuir o carinho que vem sendo dado ao meu irmão”, disse.
Autor de contos e poesias, Renan já conquistou diversas premiações, tais como: Coleção Belamor da Universidade Federal de Goiás, Concurso Literário Mário Quintana, Prêmio Sesi Arte e Criatividade e Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, onde o livro “Noctâmbulos” foi premiado na categoria poesia. É autor de “Mar Escrito” – contos, “Caminhárias” – poesia e “Ver de Novo o Mar” – contos, última obra lançada por ele.
"Eu enxergo a literatura como um contraponto da vida. Na literatura, eu tento sair do caráter descritivo e entrar em camadas mais profundas que não conseguimos explicar no dia a dia", contou.
A paciente Celiane Oliveira da Silva, uma das que acompanhou a atividade, afirmou que o bate-papo foi revigorante. “Achei muito lindo. É importante para descontrair a mente da gente que fica aqui muito tempo. Isso dá um ânimo a mais. Ajuda na recuperação e ter a mente saudável ajuda muito”, contou.
Já a paciente Dinara Cabral agradeceu a oportunidade de conhecer o trabalho de um escritor goiano. “Ele foi lendo e a gente percebia o quanto ele é talentoso. Foi ótimo poder sair do quarto e se distrair um pouco. Fiquei curiosa para ler as obras dele”, afirmou.