Pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG, participaram nesta sexta-feira, 7, de uma palestra informativa sobre alimentação saudável na prevenção de doenças como o câncer. O tema foi abordado pela nutricionista Isadora Almeida, que esclareceu diversas dúvidas e compartilhou informações importantes com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A profissional de saúde explica que, atualmente, a população está exposta há vários tipos de alimentos, principalmente os industrializados. A nutricionista destaca ainda que é normal as pessoas não saberem selecionar os melhores alimentos, mas que com as orientações do serviço de nutrição novos hábitos podem ser adquiridos. “Nosso objetivo é mostrar para esses pacientes que é possível terem uma alimentação saudável, prática e viável. Todas as informações que compartilhei com eles hoje são acessíveis e do próprio dia a dia de cada uma. Eu falei sobre a quantidade de alimentos ingeridos, da frequência de atividade física, então, buscamos tornar isso mais factível, mais palpável para eles conseguirem atingir o objetivo de ter uma alimentação saudável”, pontuou.
Isadora Almeida ressalta que nutrir pessoas é um trabalho constante, realizado a médio e longo prazo. “Tentamos repassar as orientações aos pacientes o mais próximo da linguagem deles, para que compreendam nossa explicação. Os hábitos alimentares de antigamente mudaram totalmente. Mas nem sempre nossa explicação é entendida. Então agimos de uma forma que o paciente terá a redução de danos, ou seja, se percebemos que ele vai continuar com os mesmos hábitos, fazemos uma abordagem diferente, não retirando determinados alimentos, mas reduzindo o consumo. Exemplo disso é o uso da banha de porco para a preparação de alimentos. Sabemos cientificamente que ela não é saudável, mas deixa a comida saborosa. Existem pacientes que não trocam esse ingrediente por nada, então é uma construção diária o trabalho da nutrição com a população.”
A dona Francisca Feitosa de Alencar, 54 anos, aguardava por atendimento quando presenciou a palestra no AMA. Ela elogiou a iniciativa do HGG. “Olha, eu achei interessante essa palestra. Na verdade, eu já sabia tudo o que a nutri comentou aqui. E eu fico tão feliz quando um profissional dá uma palestra que fala a verdade para as pessoas. Ela falou o que todo mundo precisam ouvir, tem muita gente leiga no assunto, que acaba prejudicando a própria saúde porque não sabe se alimentar corretamente. Nota 10 para essa profissional! Que vocês continuem sempre dando essas palestras, tem muita gente que precisa ouvir a verdade”, falou.