12/02/2025 - HGG realiza treinamento sobre o plano de gerenciamento de resíduos da unidade



Capacitação foi aplicada em colaboradores que atuam na assistência do centro cirúrgico do hospital

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG por meio do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), realiza para os colaboradores da unidade de saúde treinamentos sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS). A iniciativa tem como objetivo orientar os trabalhadores da instituição sobre o correto manejo de resíduos desde a sua segregação até o destino final. Na última sexta-feira, 7 de fevereiro, a gerente do Sesmt, Michelly Matias aplicou a capacitação em colaboradores que atuam na assistência do centro cirúrgico do hospital.
Durante o treinamento foram abordados temas como a classificação dos resíduos, os tipos de manejo como segregação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário e externo, coleta e transporte externo, tratamento e destinação final.

Michelly Matias, responsável pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do HGG explica que o PGRSS define o gerenciamento ambientalmente adequado de todas classificações de resíduos gerados na instituição, determinando estratégias de controle, monitoramento e rastreabilidade, para que não haja descartes e destinações inadequadas de resíduos.

“A resolução RDC 222/2018 de 28 de março de 2018 ANVISA é um norteador que regula as boas práticas de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde. O treinamento de resíduos setorial além de objetivar o reforço de boas práticas do manejo adequado, é uma maneira de esclarecer possíveis dúvidas de colaboradores”, conclui.

Para a técnica de enfermagem, Zélia Maria Alves de Souza, 66 anos, a capacitação foi uma oportunidade ímpar para expor dúvidas, além de aprender mais informações sobre o tema. “Muitos de nós que estamos atuando na assistência sabemos a maneira correta de manejar os resíduos. De qualquer forma, o treinamento ajuda a reciclar os conhecimentos e a conscientizar a equipe sobre a importância de fazer as atividades de forma correta.”




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS