14/02/2025 - HGG promove palestra para pacientes em alusão ao Dia Mundial do Câncer



Ação de promoção à saúde busca conscientizar a população sobre a prevenção à doença

No dia 04 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG promoveu uma palestra sobre a prevenção da doença para pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade de saúde. A ação de promoção à saúde foi ministrada pelo médico hematologista Frederico Saddi. Durante abordagem, o profissional explicou sobre os tipos mais comuns de cânceres, seus sintomas e tratamentos. Além disso, compartilhou dicas sobre alimentação, exercícios físicos e orientações de prevenção contra a doença.

O médico que atua no Serviço de Transplante de Medula Óssea do HGG, reforçou que, caso não sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre o câncer e desenvolver estratégias práticas para lidar com a doença, em 2025, deverão ocorrer 6 milhões de mortes prematuras por câncer por ano. A estimativa é de que, anualmente, 1,5 milhão de mortes por câncer poderiam ser evitadas com as medidas adequadas para atingir a meta “25 para 25” da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até 2025.

Frederico Saddi lembrou que o câncer é uma doença muito agressiva e, muitas vezes, fatal. Por isso, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso. “É muito importante ter essa conscientização da população e que ela fique atenta e procure imediatamente os estabelecimentos de saúde em caso de algum sintoma e faça os acompanhamentos preventivos. No caso da mulher, a mamografia e o exame de Papanicolau, e no caso da população adulta em geral, exames de colonoscopia e check-ups em geral”, disse.

Maria Lúcia de Souza, que acompanhava o pai em uma consulta, assistiu a palestra atentamente. Ele contou que já foi diagnosticada com câncer e conseguiu vencer a doença. “Não é fácil receber um diagnóstico de câncer. O processo de cura é muito cansativo e desgastante. Tem dias que você está feliz, chora, e no outro dia levanta disposta a vencer, vivendo um dia de cada vez, porque não tem outro jeito a não ser esse. Você precisa enfrentar. É importante ficar tranquila, calma, procurar ser feliz, não ficar chorando, porque o câncer adora gente infeliz”, disse.

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS