Mais uma vez, a energia contagiante do Grupo Noys é Noys invadiu o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG e animou a noite de pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade para o tradicional Grito de Carnaval do HGG. A 9ª edição do Grito de Carnaval, que integra a programação de folia do Sarau do HGG, foi realizada nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, no Ambulatório de Medicina Avançada. Para dar o clima de folia, o hospital foi decorado e o público recebeu adereços típicos de Carnaval.
Vocalista do grupo, Xexéu afirmou que apresentação do HGG se tornou uma tradição para o Grupo Noys é Noys. "Pra nós, é um compromisso anual. Sempre vai ter Noys é Noys no HGG em fevereiro. Fazer um pré-carnaval aqui é de muita importância e relevância para mim e para o Grupo Noys é Noys, justamente porque carregamos essa luta do resgate dos carnavais à moda antiga. A música tem a magia de dar força para as pessoas. O impacto desse projeto nos pacientes, familiares, colaboradores e artistas envolvidos é indescritível", afirmou.
Prestes a completar 87 anos, Maria Rita de Almeida foi uma das mais animadas com a folia. Mesmo na cadeira de rodas, a paciente se esbaldou na folia. “Eu não estou podendo andar porque estou fazendo tratamento de uma trombose, mas não é desculpa para não curtir. Sempre fui animada e adoro o Carnaval. Eu gosto de estar no meio da turma, da bagunça”, contou.
Filha e acompanhante de Maria Rita durante a internação, Deusmarele Aires da Silva contou da empolgação ao descobrirem que haveria uma festa de Carnaval no hospital. “Foi revigorante poder participar e ver a minha mãe tão disposta a brincar de Carnaval. Melhorou muito o nosso dia. A gente gosta de cantar, de festa e ter essa oportunidade aqui foi incrível”, disse.
Walter Oliveira da Silva, de 41 anos, foi outro dançarino que roubou a cena durante a festividade. Ele contou que não tem o costume de pular Carnaval, mas achou a festa muito divertida. "Essa festa foi excelente. Eu não sou muito de carnaval, mas vim pela alegria de estar aqui no hospital e poder viver esse momento. O carnaval do HGG está aprovado", contou.
O Grito de Carnaval do HGG é mais uma das ações do hospital para humanizar a estadia dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que fazem tratamento no hospital. Através da música, a unidade promove momentos de distração, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor.