19/02/2025 - Aula da Saudade no HGG marca o encerramento das especializações de residentes médicos e multiprofissionais



Objetivo do encontro era compartilharem experiências, ensinamentos e aprendizados

Celebrar o fim de um ciclo é uma forma de comemorar as experiências adquiridas, almejar um novo futuro, mas também de comemorar as vitórias alcançadas. Foi com esse clima de dever cumprido, que o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG realizou na unidade de saúde, em 12 de fevereiro, a primeira Aula da Saudade da unidade, voltada para residentes médicos e multiprofissionais que concluíram suas especializações no hospital. Com direito a sessão de fotos e depoimentos comoventes, o momento foi marcado pela emoção dos formandos.

Na ocasião, o preceptor da Clínica Médica do HGG, médico Haroldo Silva de Souza, foi o responsável por conduzir a Aula da Saudade. O profissional que acompanhou muitos residentes durante os anos de formação comenta que o objetivo do encontro era compartilharem experiências, ensinamentos e aprendizados.

“Para um preceptor é motivo de muita gratidão ver maturidade nesses residentes. Vemos que alguns chegaram ao HGG, às vezes, com medo, e com o passar dos anos, eles se tornam profissionais, às vezes, muito mais confiantes, com conhecimentos vastos e prontos para novas etapas. Na Aula da Saudade abrimos para que todos os presentes tivessem um momento de fala, para que pudessem compartilhar suas emoções, vivências e histórias que marcaram a residência. Foi muito prazeroso, nos divertimos, distraímos, cantamos. Acredito que todos gostaram muito, pois teve muita participação do pessoal, eu, particularmente, fiquei muito grato por estar presente nesse momento.”

O residente em Medicina Paliativa do HGG, Iuri Schreiner, comenta que os dois anos de residência foram cheios de desafios. “Eu já tinha um conhecimento prévio da área, mas minha escolha foi uma decisão muito assertiva, eu encontrei o meu propósito nessa especialidade, além da medicina, o propósito do cuidado, de entender o que é importante para as pessoas, porque as vezes ficamos presos em protocolos e livros e acabamos esquecendo o que é mais importante para cada tipo de tratamento, como tratar cada pessoa em sua individualidade e também seus familiares. Então, compartilha esse momento com os colegas foi muito rico, pois podemos dividir um pouco da nossa vivência e entender os nossos limites também, pois cada um esta se aprofundando em uma área, e é muito válido conhecer a trajetória de cada um. A Aula da Saudade foi muito boa para nos relembrar todo esse caminho percorrido, chegamos cheios de dúvidas, e pudemos compartilhar com nossos colegas o nosso crescimento e evolução como médico e pessoa.”

Bárbara Frazão de Campos Preto, residente do Serviço de Cardiologia do HGG, comenta que a ocasião foi especial, pois reencontrou muitos colegas. “A gente faz rodízio em vários hospitais, e nem sempre conseguimos nos reunir, então hoje, pude reencontrar pessoas especiais, que não via há muito tempo. A minha experiência como residente do HGG foi muito boa, temos uma enfermaria rica em termos de paciente e os ambulatórios também, além dos chefes dos serviços que eu só posso agradecer e elogiar”, pontuou.

A residente em psicologia, Lorenna Aparecida Chagas Pereira comenta que a Aula da Saudade foi uma dinâmica muito positiva. “Foi um momento que nos trouxe muitas lembranças, inclusive as dificuldades, a concorrência pela vaga, além disso foi ótimo para reviver a nossa atuação juntamente com os médicos, pois sabemos da importância desse trabalho mútuo. A aula da saudade contempla a finalização de um ciclo, no qual sorrimos, choramos, nos desesperamos, conquistamos e, acima de tudo, aprendemos. Aprendemos como profissionais, aprendemos como seres humanos. Foi muito gratificante relembrar as histórias, pois temos a certeza que estamos no caminho certo”, considerou.

Representando também a assistência multiprofissional, a enfermeira Maria José Alves de Oliveira Neves, conhecida carinhosamente como Zezé, foi homenageada pelos residentes com mensagens de gratidão e muito carinho. Lisonjeada, a profissional deixou uma mensagem de agradecimento.“Fiquei feliz por lembrarem de mim, pelo respeito e reconhecimento dos residentes. Eles são inteligentes, nos tratam com muita cordialidade. Estou encantada com essa nova geração de médicos, às vezes, temos algumas atitudes, que não sabemos se conseguimos tocar o coração das pessoas ou não. Então, esse convívio diário, a parceria no trabalho, nos fazem ser mais próximos, reafirmando o compromisso de cuidar das pessoas. Fiquei muito grata pela homenagem, vou guardar para sempre no meu coração, obrigada.”

As fotos da primeira Aula da Saudade do HGG estão disponíveis no link: https://plataforma.lembrelembre.com.br/loja/evento/5136 (senha: HG1202)




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS