20/02/2025 - HGG passa a contar com novo sistema de notificação de eventos



Nova plataforma começará a ser utilizada a partir do dia 1º de março

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG começou o treinamento de seus colaboradores para o uso do novo sistema de notificações de eventos. A partir do dia 1º de março, as notificações de incidentes ocorridos com os pacientes durante o atendimento ou internação serão gerenciadas com o auxílio da plataforma EPA, um software que, a partir do compartilhamento de informações entre os setores, cria estratégias para otimizar as ações e mitigar falhas.

Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, as lideranças do HGG se reuniram para o primeiro treinamento para o uso da plataforma. Ministrado pela enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Mileny Rodrigues, e pela coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGG, Aline Magalhães, a capacitação buscou apresentar as funcionalidades do novo sistema e tirar dúvidas sobre a implantação da plataforma.

Aline Magalhães explicou que todo o processo que será realizado pela plataforma, já é executado no hospital. Ela afirma que o software vai agrupar todas as informações já produzidas pelos setores, em um único ambiente. “Este novo sistema de notificação foi desenvolvido para receber, de forma espontânea, as notificações de incidentes ocorridos com os pacientes durante o atendimento ou internação. A notificação espontânea é um método eficaz para contribuir com a detecção de falhas nas barreiras de segurança dos sistemas de saúde, que, eventualmente, possam causar danos aos pacientes”, destacou.

Aline Magalhães ainda destacou que a ferramenta irá produzir relatórios para identificar e prevenir possíveis falhas nos processos do hospital. “Com a nova plataforma, acreditamos que poderemos melhorar o nosso gerenciamento das notificações de eventos”, acrescentou.

A plataforma estará disponível para todos os setores do hospital. Até o dia 28 de fevereiro, o Núcleo de Segurança do Paciente espera treinar, pelo menos, 90% dos colaboradores efetivos para operar a nova ferramenta.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS