As equipes das Comissões de Residência Médica e Multiprofissional do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG receberam no dia 20 de fevereiro, integrantes da Escola de Saúde Pública de Cuiabá (MT) e equipe da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SES/GO). Um dos objetivos da visita era conhecer a estruturação dos serviços de comissões da unidade de saúde, reconhecida pela qualidade do ensino e da infraestrutura oferecida aos profissionais em formação, sendo um modelo de referência para o aprimoramento das práticas pedagógicas e assistenciais em saúde. Além disso, a visita permitiu uma troca valiosa de experiências e conhecimento entre as instituições, fortalecendo iniciativas voltadas à qualificação de residentes.
A superintendente da Escola de Saúde Pública de Cuiabá (MT), Silvia Aparecida Tomaz comenta que ela e sua equipe vieram conhecer as instalações do HGG, devido à referência e qualidade na prestação dos serviços. “Escolhemos Goiás para essa visita pela característica em comum com algumas unidades de saúde do Mato Grosso, que possuem administração realizada por organizações sociais. Estamos em busca de experiência para implementar nossos programas de residência no estado de Mato Grosso. Então, é extremamente significativo estarmos aqui. Também gostaria de ressaltar que achei muito interessante adentrar a unidade e ver tantas obras de arte no local, eu nunca tinha entrado em uma unidade de saúde assim, fiquei curiosa para saber quem são os artistas. Em nenhum momento o HGG me remeteu a um hospital, mas sim algo acolhedor e aconchegante.”
A gerente de Desenvolvimento em Ensino e Saúde da SES, Letícia Sousa Pereira, comenta que recomendou a unidade para visita à equipe da Escola de Saúde Pública de Cuiabá devido sua excelente estruturação nos programas de residência. “O HGG além de ser uma unidade de saúde referência no estado, é um hospital que já tem uma estrutura e a cultura da residência implantados, possuindo qualidade do ensino. Recebemos muitos elogios dos residentes, então foi natural a indicação, a excelência, diversidade em especialidades e avaliação positiva nos programas torna a unidade um ponto de referência para nós e para futuras instituições”, pontuou.
A diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Fábia Mara Gonçalves Prates de Oliveira, que esteve presente na visita, destaca que compartilhar os métodos e estratégias utilizadas nos programas de residência da unidade só ressalta a qualidade da formação oferecida. “Temos realizado um trabalho ímpar e somos valorizados e vistos por isso. Compartilhar um pouco do trabalho que realizamos é fruto de todo empenho e dedicação dos membros da nossa unidade.”