A Oficina de Arte no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG revela talentos e promove entretenimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), durante o período de internação. A paciente Lilian Luz Muniz, 83 anos, participou do projeto de humanização, que aconteceu no dia 18 de fevereiro, no Jardim da Solistência da unidade de saúde. Com sua pintura vibrante, uma verdadeira obra de arte, encantou a todos os presentes e ganhou elogios.
Dona Lilian começou a pintar aos 72 anos de idade. Ela conta que estava com tempo ocioso e sua primeira pintura foi um girassol. “Hoje, tenho inúmeros quadros pintados e vendidos, espalhados em hospitais e hotéis na minha cidade, em Porangatu, interior de Goiás. Eu comecei a pintar em casa, mas quando adoeci perdi a força nas mãos e tive que parar. Quando cheguei no HGG, estava tão ansiosa, e me ofereceram uma tela para pintar. Foi o maior presente que eu ganhei. Pintei o primeiro quadro no leito mesmo, levei alguns dias para fazer, mas terminei. Eu posso estar em qualquer lugar do mundo que eu vou achar bom pintar um quadro. Ao invés de focar na doença, vou focar na minha tela. Devido ao meu quadro de saúde, devo ficar internada por mais um tempo. Será que eles me dão mais umas telas para pintar”, perguntou sorridente.
A senhora Elisabeth Maia Medeiros está acompanhando a dona Lilian na unidade de saúde. Ela comenta que a paciente teve uma melhora considerável no humor. “Que atividade maravilhosa. Pintar é uma terapia para ela, ajudou ela há melhorar o dia a dia aqui. Eu que não conhecia a unidade estou achando excelente, incomparável, não desdenhando dos demais, porém tudo aqui é diferenciado. Além disso, até eu pude pintar uma tela, me inspirei nela que é referência e minha sogra.”