13/03/2025 - Sesmt do HGG promove treinamento sobre noções de uso de extintores



Capacitação foi voltada à equipe de condutores de pacientes

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG promoveu, na última sexta-feira, 07 de março, treinamento sobre noções do uso de extintores e técnicas para combate a princípios de incêndio. A ação foi destinada aos condutores de pacientes, profissionais responsáveis movimentação segura dos pacientes pelo hospital.
O treinamento foi comandado por dois técnicos de Segurança do Trabalho, Helder Rodrigo Correia e Ronaldo dos Santos. Os profissionais explicaram a importância de compreender os diferentes tipos de extintor e como manuseá-los. Além da parte teórica, os condutores também puderam conferir na prática, como se usa o objeto.

O técnico em segurança do trabalho, Helder Rodrigo explicou que o treinamento foi voltado aos condutores por serem profissionais que transitam por todo o hospital. “É importante que todas as pessoas tenham noção de combate ao fogo. Os condutores, por estarem sempre circulando, podem ajudar na contenção das chamas até que a Brigada de Incêndio do hospital chegue ao local da ocorrência”, explicou.

Ele ressaltou ainda a importância da utilização correta dos extintores. “Quando houver um princípio de incêndio, o colaborador capacitado para usar um extintor conseguirá conter o fogo e evitar mais danos ao ambiente e riscos às pessoas”, disse.

Os extintores têm alcance de cerca de cinco metros, por isso, são mais eficazes em princípios de incêndio, e não em casos onde as chamas já se propagaram em larga escala. Nesse caso, o ideal é que enquanto um colaborador usa o extintor, outra pessoa aciona o Corpo de Bombeiros.

O HGG conta com 148 extintores espalhados por todo o hospital, além de mangueiras de combate ao fogo. O hospital também conta com uma Brigada de Incêndio, que realiza simulações rotineiras de combate, evacuação e prevenção a incêndios.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS