No dia 19 de março, o HGG promoveu a capacitação "Criação de Planos de Contingência e Avaliação de Eficácia". O encontro abordou a gestão de riscos e a necessidade de preparação para falhas, garantindo a segurança institucional, direcionado para gestores do Hospital Estadual Dr Alberto Rassi – HGG, auditores internos e convidados do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, organização gestora da unidade.
Foram apresentados conceitos como Análise de Modos de Falha (FMEA) e Análise de Impacto nos Negócios (BIA), além de estratégias para avaliação de eficácia dos planos, como simulações e auditorias. Os participantes desenvolveram planos de contingência para cenários específicos, aplicando o conhecimento adquirido.
Segundo a enfermeira da Qualiadade, Mileny Silva Rodrigues, responsável por conduzir a capacitação, o “plano institucional segue o manual da ONA, recentemente atualizado, exigindo não só uma estrutura bem definida, mas também testes de eficácia.” No evento, o Escritório da Qualidade apresentou um modelo objetivo e claro, além de orientar os gestores sobre a avaliação da eficácia dos planos. “Essa iniciativa fortalece a segurança dos serviços e a gestão de riscos, garantindo processos mais seguros e alinhados às boas práticas”, completa.
A gerente do Centro Cirúrgico, Jelique Medeiros Silva considerou a capacitação de extrema importância para todos os gestores. “O conteúdo apresentado trouxe um resumo claro e objetivo do que significa o Plano de Contingência. O trabalho em grupo nos proporcionou um momento de aprendizado que aproveitamos de forma descontraída e possibilitou reconhecer a eficácia de termos essa ferramenta que devemos colocar em prática sempre que for necessário”, valorizou.
Para Nathalia Queiroz Vieira da Mota, assistente de Suprimentos do CSC, “participar do treinamento foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. Durante o treinamento, tive a oportunidade de aprender mais sobre situações de emergência, que muitas vezes não pensamos em nosso cotidiano.” Nathalia ressalta ainda que considerou importante “a compreensão da dinâmica de trabalho em equipe em momentos de crise. O treinamento nos mostrou como a comunicação, a coordenação e a colaboração entre os setores são essenciais para o sucesso dos planos de contingência.”
O treinamento reforça o compromisso do HGG com a segurança e melhoria dos serviços hospitalares.