A Unidade Móvel da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) participa, neste sábado, 1º de novembro, de mais uma edição do Balanço Geral nos Bairros, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O ônibus do Hemocentro ficará estacionado no local entre 8h e 13h, pronto para receber doações de sangue e realizar cadastros para doação de medula óssea. Os interessados podem fazer o agendamento pelo site: agenda.hemocentro.org.br.
O evento, realizado pela TV Record Goiás, já faz parte do cronograma mensal de atividades do Hemocentro. “Essa iniciativa já é um evento tradicional para nossa instituição. Em todas as edições do Balanço Geral temos a oportunidade de trazer consciência social às pessoas sobre a importância das doações de sangue, além da oportunidade de estimular esse ato solidário”, destacou Ana Cristina Novais, diretora técnica da Rede Hemo.
Confira os critérios para doação de sangue e para o cadastro de medula óssea:
Doação de sangue
- Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável;
- Ter peso acima de 50 quilos;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis;
- Para quem tem acima de 60 é necessário já ter realizado uma doação anteriormente;
- Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para - fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
Cadastro de medula óssea
- Ter entre 18 e 35 anos de idade;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue;
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso;
- Para o cadastro, será colhida uma amostra de sangue (5ml) para realização do teste de compatibilidade (HLA).
Serviço:
O que: Unidade Móvel do Hemocentro estaciona na Alego para mais uma edição do Balanço Geral nos Bairros
Quando: Sábado (1º/11)
Horário: 8h às 13h
Onde: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Endereço: Av. Emival Bueno, Quadra G - Lote 01 - Park Lozandes