19/11/2025 - HGG marca Dia Mundial de Lesão por Pressão com workshop educativo



Evento abordou estratégias de prevenção e tratamento de feridas no ambiente hospitalar

Em alusão ao Dia Mundial de Lesão por Pressão, celebrado na terceira quinta-feira de novembro, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG promoveu nesta terça-feira (18) o Workshop Prevenção e Tratamento de Feridas. A atividade reuniu profissionais e estudantes da área da saúde para discutir estratégias de prevenção e abordagens terapêuticas voltadas ao cuidado com feridas no contexto hospitalar.

A gerente de Educação Continuada do HGG, Wagna Teixeira, destacou que o evento consolida o trabalho iniciado em 2024, com o primeiro Simpósio de Lesão por Pressão. “Este ano ampliamos o olhar para as feridas crônicas, que muitas vezes têm origem em lesões por pressão, especialmente no ambiente hospitalar. Nosso objetivo é sensibilizar os profissionais para a importância da prevenção, porque o ideal é evitar que essas lesões aconteçam”, afirmou.

Voltada a equipes assistenciais, gestores e acadêmicos, a ação enfatizou o cuidado com pacientes mais vulneráveis ao desenvolvimento de lesões, como pessoas com mobilidade reduzida, desnutrição, demência ou em cuidados paliativos. “O perfil do nosso hospital, focado em doenças crônicas degenerativas, exige atenção redobrada. Precisamos despertar nos profissionais um olhar integral para o paciente”, acrescentou Wagna.

A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Aline Magalhães, lembrou que a redução de lesões por pressão está entre as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, definidas pela Organização Mundial da Saúde. “A medida foi estabelecida devido à alta incidência dessas complicações, que podem ser evitadas com ações simples, mas ainda representam um problema de saúde pública”, explicou.

O workshop mesclou teoria e prática, com estações dinâmicas. Na etapa teórica, foram apresentados os principais tipos de feridas, suas fases de evolução, critérios de avaliação, coberturas disponíveis e protocolos de tratamento. Em seguida, os participantes vivenciaram situações simuladas em diferentes estações.

“Queremos que os profissionais identifiquem os sinais de alerta e saibam como agir para prevenir ou tratar adequadamente. A simulação permite que eles se coloquem no lugar do paciente e percebam o impacto de cada detalhe do cuidado”, destacou Aline.

Para a estudante de enfermagem Raimunda Moreira da Silva, o conteúdo apresentado foi fundamental para quem está ingressando na área. “Foi extremamente proveitoso. A parte prática, com demonstrações do que vimos no auditório, foi muito interessante. Aprendi bastante”, disse.

Técnica em enfermagem do HGG e atuante há 11 anos na clínica cirúrgica, Eveline Barbosa reforçou a importância da atualização constante. “A educação continuada na saúde é essencial. Reciclar o conhecimento faz diferença. A gente está sempre aprendendo algo novo”, afirmou.



© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Ícone de acessibilidade

Acessibilidade