16/06/2020 - 12/06/2020 - Junho Vermelho (TV Anhanguera - JA 1ª Edição)



https://www.youtube.com/embed/AOfDtXbarAk

A Hemorrede Pública de Goiás aderiu à campanha nacional Junho Vermelho, que tem como proposta conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A ação envolve as nove unidades da Hemorrede, em Goiânia e no interior, que mesmo durante a pandemia da Covid-19 continuam funcionando normalmente para receber os doadores, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Doação Segura
A Hemorrede Pública de Goiás adotou todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para segurança dos doadores em suas unidades. Foi adotada uma rotina criteriosa de limpeza dos espaços e móveis, nova metodologia de triagem, além do treinamento de todos os servidores das unidades.

O MS orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas. Além disso, todos os doadores passam por uma criteriosa triagem que verifica se o candidato está apto para fazer a doação de sangue.

Quem pode doar?
Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Link ao vivo da TV Anhanguera, exibido no dia 12/06/2020, no JA1ª Edição.







Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS