30/12/2020 - 30/12/2020 - Hemocentro de Jataí inicia produção de plaquetas (TV Anhanguera - Bom Dia Goiás)



https://www.youtube.com/embed/9LSow8VZ0Ag

O Hemocentro Regional de Jataí iniciou no dia 21 de dezembro, a produção de plaquetas na região sudoeste de Goiás. Segundo a diretora-técnica da Hemorrede Pública de Goiás, Ana Cristina Novais, com a oferta deste serviço, o banco de sangue, que atende unidades de saúde públicas de 10 municípios da região - Jataí, Mineiros, Aporé, Chapadão do Céu, Doverlândia, Portelândia, Caiapônia, Santa Rita do Araguaia, Perolândia e Serranópolis - passa a garantir mais agilidade no atendimento. “Essa é a sexta unidade da Hemorrede que passa a produzir plaquetas no Estado, com isso, vamos descentralizar os serviços prestados pelo Hemocentro Coordenador, reduzindo custos e garantindo mais eficiência na distribuição de sangue e hemoderivados nas unidades de saúde atendidas por nós”, afirma.
A diretora chama a atenção também para necessidade de reposição constante do estoque, uma vez que as plaquetas têm uma vida útil bem menor do que os demais hemocomponentes. Por isso, é muito importante que quem está apto para doação seja um voluntário. “Para se ter uma ideia, enquanto o concentrado de hemácias tem validade de 35 a 42 dias, no caso das plaquetas esse prazo cai para cinco dias", diz.

Agendamento
Desde o mês de maio, o Hemocentro Regional de Jataí passou a oferecer o serviço de agendamento das doações de sangue pela internet, no endereço agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone (64) 3632-8778. Ana Cristina destaca que o agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia de covid-19. Além disso, a Hemorrede Pública de Goiás adotou todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para segurança dos doadores em suas unidades.

Quem pode doar?
Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Matéria da TV Anhanguera, exibida no dia 30/12/2020, no Bom Dia Goiás.





Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS