15/06/2021 - 01/06/2021 - Novas instalações do Hemocentro (TV Brasil Central - Jornal Brasil Central)



https://www.youtube.com/embed/q6NBuGMGhtI

No dia 1º de junho, o Governo do Estado de Goiás, por meio da SES, inaugurou o novo Hemocentro Coordenador, em Goiânia. A obra, entregue pelo Idtech, instituição que faz a gestão da unidade de saúde, teve o investimento de R$ 9,3 milhões repassados antecipadamente pelo Governo do Estado, além de recursos assegurados pela SES para investimento em mobiliários e equipamentos.
O novo prédio foi pensado para atender à demanda atual dos serviços de coleta e transfusão, além de atendimento ambulatorial médico e multidisciplinar no tratamento de mais de dez doenças ligadas ao sangue, fornecimento de medicamento para pacientes e melhor ambiência para os trabalhadores e usuários.
O governador Ronaldo Caiado, juntamente com o vice-governador Lincoln Tejota, o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, e a viúva do ex-prefeito Nion Albernaz, Geralda Albernaz, conheceram as novas instalações, passando pela sala de triagem, coleta de sangue e plaqueta aférese, unidades de atendimento dia, fisioterapia, além das áreas técnicas e ambulatoriais. "Eu gostaria que todo cidadão goiano pudesse ter a oportunidade de caminhar aqui em todos os andares do Hemocentro de Goiás. É o melhor do País, com o nome do professor Nion Albernaz", afirmou.
Com a ampliação, a capacidade de coletas aumentou, passando de 190 para 360 por dia. Agora, são 12 novas cadeiras para a coleta convencional e outras quatro para coleta por aférese, que estão em uma sala exclusiva. Já a área construída foi triplicada, de 1.995 para 5.750 metros quadrados, com projeto de paisagismo e ambientação com obras de arte espalhadas por todos os andares, o que resulta em acolhimento e humanização aos pacientes, doadores e trabalhadores. "Na verdade, é uma nova estrutura, não dá nem para falar que é uma reforma. Nós ampliamos em 65% a capacidade geral", frisou o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino.
Durante a solenidade, o governador Ronaldo Caiado realizou a entrega de cinco veículos que serão utilizados para o transporte de hemocomponentes entre as unidades da Hemorrede de Goiás. De forma simbólica, o governador entregou o certificado da Vigilância Sanitária para o gerente de Apoio Logístico e Operacional do Idtech, Eduardo Lima Rampani.
Durante a inauguração do novo prédio, foi lançado também o projeto cultural da unidade. Com o objetivo de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e trabalhadores, o Hemocentro Coordenador deu início ao projeto Arte pela Vida. Além dar mais beleza às paredes do novo prédio, o projeto faz parte da política de humanização da unidade. De forma voluntária, artistas plásticos goianos vão exibir seus acervos em exposições com duração de três a quatro meses. Ao final da exposição, uma obra é doada ao acervo do Hemocentro.

Matéria da TV Brasil Central, exibida no dia 01/06/2021, no Jornal Brasil Central.





Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS