- Teleconsulta





Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta

O que é: Sistema de agendamento de consultas básicas e eletivas aos usuários do SUS por telefone. As vagas nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia são reservadas por telefone, gratuitamente.

Como funciona: O Teleconsulta dispõe de um moderno contact center com linhas telefônicas interligadas a uma potente central de processamento de dados e computadores de última geração. Um software exclusivo controla a agenda e a distribuição de vagas.

Os agentes de atendimento são treinados para identificar as doenças mais prevalentes na população e entender as queixas dos usuários, pré-requisito fundamental ao correto encaminhamento dos casos. Quando enfrentam qualquer dificuldade, são apoiados por enfermeiros e médicos que supervisionam em tempo integral os trabalhos do Teleconsulta.

A partir do endereço fornecido, o sistema permite o georreferenciamento do usuário para a unidade mais próxima de sua casa. Esse recurso multiplica as chances de agendamento da consulta porque o sistema faz uma busca virtual de vagas nas unidades de saúde da rede.

O sistema do Teleconsulta dá preferência a quem é protegido pelos Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente ou precisa ser atendido primeiro, em razão do seu estado de saúde.

Instrumento de gestão: Além de assegurar tranquilidade e conforto para o usuário, o Teleconsulta é um importante instrumento de gestão do SUS. O serviço possibilita:

• Melhor aproveitamento das consultas

• Redução da sobrecarga nos pronto-atendimentos com acesso facilitado às consultas eletivas

• Maior controle sobre os serviços prestados e sobre seu uso pelos pacientes, com identificação de distorções como a repetição excessiva de consultas

• Controle rigoroso de qualidade do trabalho dos médicos

• Controle da produção das unidades de saúde por meio de relatórios gerados em tempo real

• Garantia do uso dos serviços apenas por usuários do município, uma vez que são aceitas apenas ligações locais
• Combate à evasão de recursos

• Consolidação do Cartão SUS, se o gestor optar por exigi-lo no teleagendamento

• Planejamento dos serviços de acordo com a demanda existente

Unidade Goiânia

São até 83 posições de atendimento em funcionamento nos períodos matutino e vespertino, sob a supervisão de duas enfermeiras e um médico. A capacidade do no break permite a manutenção do funcionamento de 12 posições de atendimento durante as quedas de energia.

Localização:
Avenida B, nº 31, Quadra B1, Lote 04, Setor Oeste, Goiânia - GO.

Telefone:
0800 646 1560 – A Central recebe apenas ligações de Goiânia e de telefone fixo.

Horário de Atendimento:
07 às 19 horas, todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).

Histórico:

Implantado pelo Idtech em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, o serviço foi inaugurado em 04 de agosto de 2006 e, desde então, conseguiu mais que duplicar a média mensal de consultas agendadas, de 27 mil para 56 mil, em contrapartida ao acréscimo de apenas 14% no quantitativo de médicos em atuação na rede. O aumento foi obtido com o gerenciamento racional da agenda e o aproveitamento máximo das vagas ofertadas pela rede.
Em 2011, para humanizar ainda mais o atendimento, o agendamento passou a ser feito de forma escalonada e não mais para o início do horário do médico. A agenda do profissional é fracionada em partes de uma hora. Os usuários são distribuídos em grupos ao longo da jornada, para que sejam atendidos de forma escalonada. O máximo de tempo de espera previsto é de uma hora e meia. Em dezembro deste mesmo ano, o Teleconsulta passou a contar com sede própria, com mais posições de atendimento, ampliando sua capacidade para suprir o crescimento populacional de Goiânia.




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